PT entra com uma ação no STF para que Leven Siano seja o novo presidente do Vasco

11/01/2021 21h23

A eleição do Vasco ganhou um novo capítulo na noite desta segunda-feira. O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) no intuito de que o candidato Leven Siano, representante da chapa ‘Somamos’, seja o novo presidente do clube no próximo triênio (2021-2023). A informação foi inicialmente divulgada pelo portal “Esporte News Mundo”.

Confira a tabela atualizada do Brasileirão 2020 e simule os resultados

Com isso, o PT é o segundo partido político a entrar com um pedido a favor de Leven. Vale lembrar que, na última quinta, o Solidariedade já havia entrado com uma ação inicial em Brasília. Dessa forma, o PT enviou um pedido ao ministro presidente Luiz Fux, do STF, com o objetivo de entrar como “amicus curiae”, figura processual presente “nos processos de controle de constitucionalidade objetivo”.

Segundo a petição apresentada pelo Partido do Trabalhadores, composta por oito páginas, a entidade pretende se juntar ao Solidariedade na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Sendo assim, há a alegação de que o estatuto do clube só prevê eleições realizadas de maneira presencial, o que não ocorreu na votação do dia 14 de novembro de 2020.

Por fim, o texto cita que conforme a Lei n. 14.073, de 14 de outubro de 2020, “fez incluir a previsão da hipótese de realização de eleições não presenciais nos termos da Lei Pelé, jamais poderia dar causa a implementação da eleição telepresencial no Club de Regatas Vasco da Gama, sob pena de interferir irregularmente da autonomia dessa entidade desportiva”, afirmou o PT ao longo de sua petição no STF”.

Jorge Salgado responde nas redes sociais

Cabe salientar que por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Jorge Salgado, candidato da “Mais Vasco”, foi definido o novo presidente do Vasco. Além disso, o vencedor do pleito já iniciou a transição com o atual mandatário Alexandre Campello, já conversou com os jogadores, e participou da escolha de Vanderlei Luxemburgo como novo treinador do Cruz-Maltino.

O presidente eleito Jorge Salgado, de acordo com a decisão do TJRJ comentou, em sua rede social, sobre as ações do Solidariedade e do PT. De acordo com o empresário, o envolvimento de partidos políticos na eleição do clube são uma “vergonha e um insulto ao Vasco”:

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2021/01/11/pt-entra-com-uma-acao-no-stf-para-que-leven-siano-seja-o-novo-presidente-do-vasco.htm