Em busca de um sonho: conheça Rebecca Menezes, menina de 11 anos apaixonada pela ginástica

ACERVO PESSOAL

Vivendo um sonho. É assim que Rebecca Menezes, de 11 anos, está se sentindo. A pernambucana, apaixonada pela ginástica, vai deixar o estado para morar em Curitiba, uma vez que ela passou no teste e vai treinar no Centro de Excelência de Ginástico do Paraná, um dos grandes ginásios do país. Destaque pela sua disciplina e técnica, a garota vai dar voos mais altos em busca de seguir realizando o seu sonho.

Rebecca fazia ballet, mas desde 2017 está na ginástica. E decidiu praticar a modalidade quando estava assistindo as Olimpíadas do Rio, em 2016, sobretudo ao acompanhar as ginastas Flávia Saraiva e Rebecca Andrade, que são da Seleção Brasileira. A dupla, aliás, é referência para a pernambucana até hoje, uma vez que ela acompanha as duas diariamente visando melhorar a sua técnica.

“Me inspiro nelas. Elas fazem acrobacias, giros legais e aí gostei muito. elas são ginastas espetaculares. Vejo vídeo delas para me inspirar e tentar fazer o que elas fazem”, disse Rebecca.

ACERVO PESSOAL

Perseverança

Como mora no Janga, na cidade do Paulista, Rebecca teve dificuldades para achar uma academia de ginástica perto da sua residência. No entanto, não desistiu e, através do Instagram, achou a Bello Salto Ginástica Artística, que fica no Recife. Na época, quando a criança entrou em contato, não tinha vaga. Porém, em novembro de 2017, ela iniciou o seu sonho.

Mas o sonho não é fácil. Rebecca e sua mãe, Solange Menezes, enfrentavam lutas diárias para chegar na Bello Salto. Uma delas, claro, está no transporte. “Eu não trabalho, minha vida é exclusivamente para levar ela para treinamentos. Moramos no Janga. Daqui para Bello Salto é mais ou menos duas horas. Se não tiver muito trânsito, a gente chega um pouquinho antes. A gente pega um ônibus aqui, desce na Agamenon (Magalhães), e lá pega outro. Antes da pandemia era assim”, afirmou Solange, mãe de Rebecca.

No entanto, mesmo com essas dificuldades diárias, o foco de Rebecca nunca diminuiu. Pelo contrário. Na Bello Salto, a menina de 11 anos é aluna de Clarissa Bello Costa e Vanessa Bello Costa, que são irmãs e professora de Rebecca. E a disciplina vem sendo fundamental para a pequena de 11 anos seguir dando voos mais altos, de acordo com a sua treinadora Clarissa.

“Costumo dizer que comprometimento é mais importante e mais raro do que talento. Em 15 anos trabalhando com ginástica, nunca conheci uma criança tão focada e tão comprometida como ela. Não tenho dúvidas de que é isso que faz ela se destacar. Já estamos todos muito felizes e orgulhosos por essa grande oportunidade dela treinar em um dos maiores Centros de Treinamento do país, com treinadores experientes e renomados e junto de meninas que fazem parte da Seleção Brasileira”, explicou Clarissa.

“Não sabemos o que virá pela frente. Isso depende de muitos fatores. Mas sabemos que lá ela terá o que precisa para tentar chegar a uma posição de destaque na ginástica brasileira. É importante segurar as expectativas e saber que cada conquista deve ser valorizada, mas se o grande sonho dela é ir a uma Olimpíada, esse é o meu sonho também. O céu é o limite”, completou.

ACERVO PESSOAL

Disciplina para dar saltos mais altos

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os treinos presenciais, assim como outras atividades, precisaram ser suspensas. A partir daí, os treinos aconteceram de forma virtual. E foi aí que surgiu a grande oportunidade para Rebecca, uma vez que a Comissão Brasileira de Ginástica realizou treinamentos virtuais com ginastas do Brasil inteiro. Nessa atividade, os treinadores selecionaram algumas meninas para fazer parte de um grupo de controle. Ou seja, uma para observar os talentos mais perto.

E foi aí que Rebecca conseguiu destaque, tanto pelo biotipo como também pela sua disciplina e comprometimento. Ela não perdeu um treinamento. Foi aí que Clarissa, que era uma das treinadoras, entrou em contato Iryna Ilyashenko, treinadora do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná, para que Rebecca fizesse um teste por lá. 

A partir daí, viajaram Rebecca, Solange e Clarissa para Curitiba. Lá, a pequena de 11 anos realizou o teste com técnica de gente grande e foi aprovada. A partir daí, a família já começou a buscar apartamento, colégio e outros preparatórios para a grande mudança na vida deles em apoio ao sonho de Rebecca.

“Eu fiquei pasma, mas apoio dela em tudo, então a gente decidiu que era o momento dela criar asas para voar, e isso teria que ser em outro estado. Para investir no sonho dela eu tenho que abdicar de Pernambuco,  e seja o que Deus quiser. A gente vai. A expectativa tá das melhores possíveis, já que é uma grande oportunidade para ela”, explicou Solange, mãe da garota.

“Ela vai estudar em uma escola Oriente Paraguaio, um colégio que a maioria das ginastas estudam, e aí vai ser bom para a adaptação. A príncipio vou ficar no kitnet com Rebecca e meu filho. Quando meu marido for em julho a gente tenta alugar algo maior. Quando surge algo a gente tem que agarrar com unhas e dentes, e com certeza ela vai se sair bem e vai aproveitar os sucessos. É o sonho dela e sei que ela vai aproveitar da melhor maneira possível”, completou Solange.

ACERVO PESSOAL

Ansiedade tomando conta

Com viagem programada para 15 de janeiro, a ansiedade está tomando conta de Rebecca, da sua família e também das suas treinadoras. A pequena de 11 anos, aliás, diz que a relação com as suas professoras, Vanessa Bello Salto e Clarissa Belo Salto, é de mãe para filha, e que a saudade vai ser inevitável, mas sabe que as duas estão na torcida por ela.

“A minha relação com elas é a melhor possível. Elas permitem uma relação de mãe e filha. Sei que vou ter muitas saudades delas, mas sei que elas estão torcendo por mim. Sou grato por tudo que elas fizeram por mim e adoro elas”, disse a pequena de 11 anos.

ACERVO PESSOAL

Faltando menos de um mês para a viagem, Rebecca já ativou o modo contagem regressiva. Está ansiosa, contando os dias para dar mais um salto na sua carreira. “Chego a contar os dias no calendário pra ver quanto tempo falta para viajar. É uma oportunidade única: morar em Curitiba, treinar com os técnicos da Seleção Brasileira e num ginásio grande. No futuro quer ser da Seleção Brasileira também”, encerrou a pequena.

 

 

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

JC Clube.

Sócio JC CLUBE tem acesso à conteúdos exclusivos e vários benefícios.

APROVEITE

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/esportes/2020/12/12012101-em-busca-de-um-sonho--conheca-rebecca-menezes--menina-de-11-anos-apaixonada-pela-ginastica.html