Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves

Turbina eólica produzida pela startup espanhola Vortex Bladeless; em vez de hélices, ela gera energia oscilando com a força do vento

Outra vantagem desse modelo de turbina é que ele pode ser usado também em ambientes com menos vento. Nas turbinas convencionais, o local precisa ter forte incidência de ventos para fazer sentido a instalação.

A empresa diz que suas turbinas são 30% mais baratas que as convencionais por ter instalação e manutenção mais simples. A Vortex Bladeless tem feito uma série de protótipos para testar a viabilidade e aplicação da tecnologia.

Startup americana tenta mais energia, com menos espaço. Outra solução é da startup dos EUA Aeromine Technologies, que tenta mirar na geração de energia eólica comparada com a solar.

A empresa promete com sua turbina sem hélice gerar 50% mais energia do que o mesmo custo de painéis solares tradicionais em um telhado e usando apenas 10% de área. Além da eficiência, ideia da companhia é tentar gerar mais energia ocupando menos espaço, inclusive instalando essas turbinas em áreas livres no rooftop de prédios.

A turbina da Aeromine Technologies captura e amplifica o fluxo de ar, que passa por aerofólios internos, gerando energia

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2024/03/20/turbina-eolica-sem-helice.htm