-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Volkswagen desiste de ser a “maior fabricante do mundo”
Seria o fim de uma era? Ou apenas uma nova fase? Nesta semana, o site Automobilwoche da Alemanha confirmou com o membro do Conselho da Volkswagen, Christian Vollmer, que o duelo entre a montadora e a Toyota chegou ao fim. “Hoje não temos mais a meta de ser a maior fabricante do mundo em volume”, disse Vollmer, e essa nova abordagem não deve mudar nos próximos anos.
A última vez que a o escândalo do Dieselgate. A empresa conseguiu o primeiro lugar em 2016 e o manteve nos três anos seguintes, até a Toyota ultrapassá-la no ano passado.
Entretanto, o cenário automotivo está mudando ao redor do mundo bruscamente, o que levou a VW a tomar a decisão estratégica de que não é mais necessário ser classificada como a maior montadora em volume. Na verdade, esta decisão pode trazer vantagens para a empresa. Ao invés de focar em derrotar um adversário, a Volkswagen pode se concentrar totalmente em melhorias internas, já que Audi e-tron.
Em contrapartida, a Toyota carece de um VE em seu portfólio, embora tenham revelado recentemente que a produção do conceito bZ4X esteja vindo aí junto com outros modelos que irão compartilhar a arquitetura E-TNGA. A montadora japonesa também prometeu baterias de estado sólido para dar um passo à frente no projeto de elétricos até o final deste ano.
No ano passado, a Toyota vendeu um total de 9,53 milhões de veículos, enquanto a VW terminou em 9,31 milhões. No entanto, as vendas totais da Toyota caíram 11,3% em comparação com o ano anterior. Já a VW obteve uma redução de 15,2%. Foi a primeira vez que as duas montadoras viram as vendas despencarem em cinco anos, por conta da pandemia global.
Com a VW fora do páreo, a Toyota deve permanecer como a maior montadora em termos de volume absoluto a longo prazo. Todavia, este título não deve ser confundido com o de fabricante de automóveis mais valiosa do mundo, pois a detentora deste título permanece sendo a Tesla, por uma margem significativa sobre a Toyota de cerca de US$ 700 bilhões contra US$ 207,5 bilhões, respectivamente. Atualmente, a VW vale cerca de US$ 97 bilhões.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/505104/volkswagen-fim-disputa-maior-fabricante/