‘Ferrari’ dos caminhões chega ao país pelas mãos de colecionadores

Um lote com 10 caminhões Peterbilt 389, considerado o caminhão mais sofisticado do planeta, desembarcou no porto de Paranaguá (PR). Eles foram importados por um grupo de empresários dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apaixonados por veículos pesados.

VEJA TAMBÉM:

  • Conheça 5 tendências para os caminhões em 2021
  • Conheça 10 caminhões com potência de carros superesportivos
  • Ferrari 812 Superfast de R$ 2 mi de goleiro é destruída em ida ao lava-jato

Os caminhões Peterbilt 389, que não comercializados regularmente no Brasil, foram personalizados para os clientes do país: o fabricante oferece diversas opções de pintura e de acabamento interno, por exemplo.

Os veículos foram entregues pela concessionária paranaense Barigüi Caminhões, que representa a marca DAF, subsidiária do grupo Paccar. Desde a tarde da última sexta-feira (30), eles já estão rodando pelas rodovias do país: porém, ao contrário do que costuma acontecer com a maioria dos caminhões, os donos devem usá-los apenas em passeios ou em viagens de lazer.

Por que o Peterbilt é a Ferrari dos caminhões?

De origem estadunidense, a Peterbilt é famosa pela sofisticação que emprega em seus produtos: daí a ideia de que eles são as “Ferrari” dos caminhões. Os veículos vêm equipados com cama de casal, TV e frigobar na cabine. Não falta acabamento em couro no interior e um painel repleto de mostradores, ao estilo aeronáutico.

caminhao peterbilt 389 preto lateral

Entre os equipamentos, há ainda um diagnóstico remoto SmartLinq, que monitora a “saúde” do veículo e verifica até 750 parâmetros do motor e da transmissão. Por sua vez, a cabine e o capô são totalmente construídos em alumínio. Claro, não falta uma enorme grade dianteira em aço inoxidável, que caracteriza o Peterbilt 389.

É claro quer tudo isso tem um preço: cada unidade pode custar cerca de R$ 2 milhões, já somados os impostos de importação. “É um sonho que vem desde criança. A gente, que nasceu e cresceu no meio de caminhões, tem o desejo em dirigir um modelo americano desses”, diz o comerciante mineiro Edmilson Consoli, que adquiriu um exemplar na cor vermelha.

  • Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/ferrari-dos-caminhoes-chega-ao-brasil/