-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Ano de baixas: veja 10 carros que já saíram de linha em 2021
O ano de 2021 nem chegou à metade ainda, mas vários carros nacionais já saíram de linha: o AutoPapo contabilizou nada menos que 10 baixas, de diferentes fabricantes. E olha que, até o mês de dezembro, outros modelos também devem deixar o mercado.
VEJA TAMBÉM:
- Últimos da espécie: 5 carros cujos segmentos devem ser extintos
- Conheça 14 carros obsoletos que ainda estão à venda no Brasil
- Impostos e lucro duplicam preços de carros no Brasil
10 carros que saíram de linha em 2021
Ao que tudo indica, 2021 deve entrar para a história da indústria automobilística nacional como recordista em modelos descontinuados. Confira o listão e saiba quais carros já saíram de linha!
1. Chevrolet Montana
A Montana é a última entre os caros que saíram de linha em 2021. A Chevrolet não confirma nem desmente essa informação e ainda mantém a picape no site comercial, na versão única LS, com preço a partir de R$ 78.790. Porém, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul antecipou o anúncio do encerramento da produção.
Com o fim da produção, a GM começa a adequar a fábrica para a produção de uma nova picape, derivada do atual Tracker. Trata-se de uma rival direta para a Fiat Toro e a futura Volkswagen Tarok. É possível que o novo modelo mantenha o nome Montana, mas isso ainda não está confirmado.
A saída da Montana do mercado não chega a surpreender. Derivada do igualmente extinto Agile, a atual geração baseava-se na antiquada plataforma 4.200, oriunda do primeiro Corsa. Ademais, desde que ganhou as ruas, em 2010, a atual gama nunca recebeu atualizações. As vendas também não iam bem: a caminhonete passou grande parte da carreira na lanterna do segmento.
2. Volkswagen up!
A trajetória do up! no Brasil foi bastante curta: do lançamento, em 2014, até o fim da linha, no último mês de abril, passaram-se apenas 7 anos. O modelo sempre teve boas qualidades técnicas, mas nunca atingiu grandes volumes de vendas. A própria Volkswagen confirmou o encerramento da produção e nem exibe mais o subcompacto no site comercial.
Nos últimos tempos, o up! era vendido em versão única Xtreme, homologada para apenas quatro ocupantes. Curiosamente, a Volkswagen continua fabricando Gol e Fox, que têm projetos mais antigos, mas ainda conseguem manter volumes de vendas razoáveis. O primeiro, porém, deve sair de linha até o fim do ano.
3. Toyota Etios
Outra despedida que já era esperada em 2021 foi a do Etios. O modelo, que há tempos não recebia atualizações, abre espaço na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) para o Corolla Cross.
O Etios nunca foi exatamente um sucesso comercial. Aliás, essa situação ocorreu não apenas no Brasil, como também na Ásia, onde a gama surgiu. Por isso, a Toyota desistiu de desenvolver uma nova geração global. Por aqui, a situação do modelo ficou ainda pior após a chegada da linha Yaris, em 2018.
4. Toyota Etios Sedan
Os dois carros da gama Etios, o Hatch e o Sedan, saíram de linha juntos, no último mês de março. Alias, eles também chegaram simultaneamente ao mercado, em 2012. Ambos estavam na mesma situação: desatualizados e ofuscados pela gama Yaris.
5. Citroën C3
Na primeira geração, até que o Citroën C3 conseguiu atingir um volume de vendas significativo. Contudo, a segunda safra, apresentada em 2012, sempre teve presença apagada no mercado. Nos últimos anos, em especial, o hatch mantinha um volume pífio de emplacamentos.
Informações extraoficiais indicam que o C3 já estava fora de linha desde o ano passado. O caso é que a Citroën não confirmou o encerramento da produção e manteve o modelo à venda, graças a estoques. Agora, em 2021, o fabricante finalmente o retirou da gama. Uma nova geração está em desenvolvimento, mas só deve chegar ao mercado em 2022.
6. Citroën AirCross
“Irmão” de plataforma do C3, o AirCross tinha uma presença igualmente discreta no mercado. Com proposta mais aventureira e familiar que o hatch, o utilitário enfrentava, desde 2018, a concorrência interna do Citroën C4 Cactus, que tem projeto bem mais atual.
Desde o lançamento, em 2010, até fim da produção, o AirCross manteve a mesma carroceria, mas ganhou uma reestilização em 2015. O fim da trajetória foi idêntico ao do C3: os dois carros saíram de linha juntos, no ano passado, mas seguiram no site da Citroën até 2021. Enquanto o hatch terá uma nova geração, o utilitário não deixará sucessor direto.
7. Ford EcoSport
Ao contrário de outros carros do listão, a saída do EcoSport do mercado causou espanto. O fim da produção é consequência direta do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, que passou atuar no país apenas como importadora. O SUV tinha um volume de vendas razoável e, em 2017, havia ganhado atualizações em design, acabamento e mecânica.
A história do EcoSport é diretamente associada ao surgimento dos SUVs compactos no Brasil: foi o modelo da Ford que inaugurou esse segmento, em 2003. A segunda e última geração surgiu em 2012 e chegou a ser fabricada em outros países. A gama teve diversas opções, inclusive versões com tração 4×4.
8. Ford Ka
Com o fechamento das fábricas, todos os carros nacionais da Ford saíram de linha, o que inclui também o Ka. Era um dos hatches mais tradicionais do mercado brasileiro: desde o lançamento, em 1997, três gerações do modelo estiveram à venda.
O Ka era o produto mais vendido e acessível da Ford no mercado brasileiro ao longo dos últimos anos. O hatch, em especial, mantinha presença constante no ranking dos 10 automóveis mais vendidos do país. Atualmente, o produto mais em conta da marca é a Ranger XL Cabine Simples, que tem preço de R$ 170.190.
9. Ford Ka Sedan
Mais recente que os “irmãos” de plataforma, o Ka Sedan só apareceu em 2014, junto com a terceira e última geração da gama. Entrou para a história como um dos últimos carros nacionais da Ford, junto com o similar Hatch e o EcoSport: os três saíram de linha ao mesmo tempo.
10. Fiat Strada (antiga geração)
Quando lançou a nova Strada, no ano passado, a Fiat manteve a produção da antiga geração, unicamente na versão Hard Working Cabine Simples. A ideia era oferecer o produto decano em uma faixa de preço interior e atender, principalmente, à demanda dos frotistas. Isso gerou uma expectativa de que as duas safras conviveriam pelo menos até o fim de 2021.
Mas não foi o que aconteceu. Em janeiro, apenas seis meses após o lançamento da segunda geração, a Fiat descontinuou a antiga Strada. O motivo, segundo o fabricante, foi o sucesso do novo modelo, inclusive nas versões mais em conta. A picape era o último integrante da família Palio ainda em produção.
Bônus: Audi A3 Sedan
O A3 Sedan entrou no listão como bônus porque constitui um caso à parte, já que ele seguirá no mercado como importado: a Audi, inclusive, já confirmou o lançamento da nova geração para setembro próximo. A unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) já não fabricava mais o modelo há cerca de um ano. Todavia, o fabricante só confirmou o fim da produção em fevereiro último.
É a segunda vez que o Audi A3 sai de linha no Brasil: a primeira ocorreu em 2004, quando o modelo estava na primeira geração. Na época, só existia a configuração hatch. Sem produção local, o modelo perderá participação no mercado. O Sedan da nova linhagem virá em versão única, com preço bem mais alto, de R$ 284.990.
Audi repete a Ford? Empresa vai fechar fábrica no Brasil? Assista ao vídeo!
- Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/carros-sairam-de-linha-2021/