Teste: Chevrolet Spin Activ7 2021 resiste ao SUVs como opテァテ」o para grandes famテュlias

Carros com 7 lugares estテ」o cada vez mais raros, principalmente por um valor mais acessテュvel. Uma das poucas opテァテオes do mercado nacional テゥ a Chevrolet Spin, que tambテゥm テゥ uma das poucas remanescentes do segmento de minivans no paテュs. Ela ganhou uma novidade importante na linha 2021, com a adoテァテ」o do controle de estabilidade, mas tambテゥm perdeu alguns equipamentos. Vale pagar R$ 103.790 pela minivan na versテ」o topo de linha Activ7, com visual aventureiro?

Sim, o preテァo assusta, pois vocテェ pode migrar para um SUV compacto bem completo neste valor. Atテゥ mesmo dentro da linha da Chevrolet Spin vocテェ tem uma opテァテ」o mais barata com 7 lugares, na forma da Spin Premier, por R$ 97.290 na variante manual (R$ 101.690 com cテ「mbio automテ。tico).

Mas, novamente, quantos carros de 7 lugares existem no mercado na faixa de R$ 100 mil? Tirando o Fiat Doblテイ, tabelado a R$ 100.590 em versテ」o テコnica, os demais modelos demais modelos jテ。 dテ」o um salto no valor. O prテウximo da lista テゥ o Lifan X80 por R$ 132.777 (e que ainda estテ。 na linha 2019), enquanto os demais passam dos R$ 150 mil.

E a General Motors sabe bem disso. A Spin emplacou 11.646 unidades desde o comeテァo do ano atテゥ outubro, mais do que alguns SUVs como oツChevrolet Cruze. Nテ」o テゥ um dos carros campeテオes de venda, mas emplaca o suficiente para justificar sua produテァテ」o, alテゥm de atrair um pテコblico que ficaria no limbo sem a minivan nas lojas.

Sテウ que isso tambテゥm faz com que a marca dテェ alguns passos tテュmidos na hora de mexer na Spin, pois sabe que nテ」o existe concorrテェncia direta. Um exemplo テゥ a linha 2021. Por um lado, ela trouxe テウtimas notテュcias, pois recebeu controle de estabilidade de sテゥrie e a nova geraテァテ」o do cテ「mbio automテ。tico de 6 marchas, vinda do Onix, Onix Plus e Tracker, com funcionamento mais suave que refletiu tanto nos nテコmeros de desempenho quanto de consumo. Sテウ que perdeu a grade ativa, que estava na linha 2020 e que poderia ter ajudado a minivan a ir ainda melhor.

Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)

Suavidade em primeiro lugar

A transmissテ」o テゥ um dos pontos em que a GM mais gosta de mexer quando tem que alterar algo na Spin. Ela jテ。 havia sido recalibrada no lanテァamento da linha 2019, quando a minivan foi reestilizada, o que melhorou bastante o conforto e o desempenho. E nテ」o テゥ que melhorou ainda mais ao receber a nova geraテァテ」o da transmissテ」o?

Andando normalmente, as trocas de marchas sテ」o quase imperceptテュveis, mostrando o quanto a GM evoluiu desde que comeテァou a usar esta caixa. Vocテェ sテウ vai sentir as trocas em algumas situaテァテオes especテュficas ou se estiver prestando atenテァテ」o para perceber quando a passagem de marcha テゥ feita. Sテウ mostra um pouco de lentidテ」o em retomadas de velocidade mais altas.

Isso apareceu em nosso teste. A aceleraテァテ」o de 0 a 60 km/h nテ」o mudou, com os 4,7 segundos, e no 0 a 80 km/h a diferenテァa foi de apenas 0,1 s, marcando 7,7 s. Jテ。 no 0 a 100 km/h, a melhora foi mais perceptテュvel, de 11,6 s para 11,3 s. Claro, nada que vテ。 justificar levar a Spin no prテウximo Track Day, mas テゥ apenas um exemplo da diferenテァa. Encontramos tambテゥm uma melhoria na retomada de 40 a 100 km/h, agora precisando de 8,6 s, contra os 9,2 s da linha 2020. Jテ。 a retomada de 80 a 120 km/h segue igual, com 9,1 s.

Alテゥm do conforto, o cテ「mbio reduziu o consumo da minivan com etanol. O rendimento urbano foi de iguais 7,2 km/litro, mas mostrou ser bem melhor na estrada, registrando 11,2 km/litro, contra 10,4 km/litro de antes. Para quem usa a Spin para viajar, テゥ um valor que vai fazer a diferenテァa no bolso a longo prazo.

Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)

Sテウ que hテ。 uma notテュcia ruim. Este nテコmero poderia ser melhor se a GM nテ」o tivesse retirado a grade ativa da lista de equipamentos. Isso nem chegou a ser comunicado, tanto que ninguテゥm citou a ausテェncia do equipamento no lanテァamento da linha 2021. Sテウ percebemos a falta do item quando recebemos a minivan para teste e, depois confirmamos com a GM que sim, a grade ativa nテ」o テゥ mais oferecida nem como opcional. Uma pena, pois poderia ter melhorado ainda mais o rendimento do carro, jテ。 que ela controlava a passagem de ar de acordo com a velocidade, ajudando na aerodinテ「mica e, consequentemente, reduzindo o consumo de combustテュvel.

Queria um motor melhor para a minivan? Esqueテァa isso nesta geraテァテ」o. A Spin continuarテ。 com o 1.8 8V de 111 cv e 17,7 kgfm atテゥ o fim de sua forma atual, jテ。 que ficaria muito caro adaptar o carro para receber o novo 1.0 turbo da famテュlia Onix. O 1.8 テゥ um motor que jテ。 mostra sua idade, e a Spin テゥ o テコnico carro da GM que ainda o utiliza 窶 depois que o Cobalt saiu de linha.

A GM tenta vender que a Spin テゥ um crossover em seu site, e nテ」o dテ。 para negar que ela tem algumas coisas dos SUVs e pode agradar os clientes que querem um carro mais altinho. A posiテァテ」o de dirigir テゥ mais elevada do que o normal, principalmente em relaテァテ」o ao Onix, mesmo que o banco esteja o mais baixo possテュvel. Isso afeta um pouco na ergonomia, deixando tudo mais longe, como os comandos dos retrovisores elテゥtricos (que ainda ficam na coluna A) ou os comandos do ar-condicionado.

Conforto テゥ outra palavra-chave para a Spin. O carro tem que ser macio atテゥ quando estiver cheio com sete pessoas. Entテ」o tudo no seu desempenho estテ。 voltado para isso. A suspensテ」o テゥ muito macia e com um curso longo, a direテァテ」o elテゥtrica テゥ bem ajustada e responde bem aos comandos e, com a nova transmissテ」o automテ。tica, quase nテ」o hテ。 trancos.

Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)
Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)

Haja espaテァo

O ponto fraco dos carros de sete lugares costuma ser justamente o seu principal atributo. A terceira fileira de assentos acaba por tomar um espaテァo grande do porta-malas e, dependendo do carro, rebater os bancos nテ」o ajuda muito a resolver esta questテ」o. No caso da Spin, os assentos foram feitos de um jeito que テゥ fテ。cil rebatテェ-los e aumentar a capacidade do porta-malas.

Com todos os bancos nas posiテァテオes normais, sテ」o apenas 162 litros de espaテァo. Rebater os bancos eleva este valor para 533 litros, mais do que alguns SUVs compactos. Se rebater atテゥ a segunda fileira, a capacidade aumenta para 952 litros, um pouco menos do que os 1.068 litros da variante de 5 lugares com os bancos rebatidos.

Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)
Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)

Outro ponto que pode ser o problema テゥ sentar nos dois assentos extras. O acesso テゥ um pouco mais difテュcil, jテ。 que depende de puxar a segunda fileira e, ainda assim, テゥ um pouco apertado. Como o assoalho テゥ alto, quem sentar ali ficarテ。 com os joelhos para cima, uma posiテァテ」o que irテ。 incomodar em viagens mais longas, principalmente para quem for mais alto. Por outro lado, ao menos nテ」o fica grudado na segunda fileira, jテ。 que ela pode ser puxada para frente.

No final das contas, a fileira extra テゥ indicada para famテュlias grandes, colocando as crianテァas menores nestes assentos, jテ。 que elas nテ」o iriam sofrer tanto assim com a ausテェncia de espaテァo. Adultos? Sテウ em trajetos curtos ou se a pessoa realmente nテ」o se importar com a posiテァテ」o desconfortテ。vel.

Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)

Bテ。sica perto do Tracker

A versテ」o Activ テゥ a mais completa da linha, entテ」o traz o mテ。ximo de equipamentos que a minivan oferece. Temos central multimテュdia MyLink com tela de 7″ compatテュvel com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e traテァテ」o, luz de posiテァテ」o em LED, controle de cruzeiro, cテ「mera de rテゥ, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular e mais.

Pelo valor, poderia ter alguns dos itens oferecidos no Tracker, como os seis airbags ao invテゥs de apenas dois, a chave presencial e a partida por botテ」o, alテゥm do painel de instrumentos com tela TFT de 3,5″. Algumas faltas atテゥ entendemos, como o start-stop, que テゥ um equipamento que exige uma calibraテァテ」o com o motor (e nテ」o vale o investimento para colocar no テコnico modelo 1.8 da GM no Brasil).ツ

Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)
Chevrolet Spin Activ7 2021 (Teste)

Certos pontos deixam a Spin antiquada em comparaテァテ」o aos outros carros, como os comandos simples do ar-condicionado ou os comandos dos retrovisores laterais na coluna A (iguais aos dos carros da marca dos anos 90). A reestilizaテァテ」o da minivan ajudou, sテウ que a idade estテ。 pesando e fica claro que precisa de uma nova geraテァテ」o.

Conclusテ」o

E entテ」o, vale a pena levar a Chevrolet Spin Activ7 2021 para casa? Sim, com certeza, se o que vocテェ precisa テゥ ter sete bancos dentro de um carro. テ uma oferta bem especテュfica no mercado e que, dentro de um segmento quase morto, テゥ de longe a melhor opテァテ」o. Falta um motor turbo? Falta, mas nテ」o adianta esperar por isso agora. Agora, se vocテェ quer um carro de cinco lugares, talvez esteja melhor servido com Tracker ou Cruze.

Ficha Tテゥcnica –ツChevrolet Spin Activ7 2021

Fonte: https://motor1.uol.com.br/reviews/441814/teste-chevrolet-spin-activ-2021/