-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Retrospectiva 2020: como foi o ano da pandemia no mundo dos clássicos
Rodrigo Mora
O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos – com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.
(SÃO PAULO) – Na retrospectiva de 2020, o ano da pandemia do novo coronavírus também não foi fácil para o mundo dos clássicos. Não fossem os aniversários, os leilões e uma reunião de carros incríveis quase no final…
Janeiro
– Um dos dois Ford Mustang dirigidos por Steve McQueen em Bullitt foi arrematado por US$ 3,4 milhões, valor que o elevou a Mustang mais caro já leiloado. O reinado, contudo, durou pouco.
– Exemplo clássico de após ser resgatado destruído de um galpão.
– Esportivo icônico dos anos 1990, o Lamborghini Diablo completou 30 anos.
Fevereiro
– Criado em 2014, o padrão Mercosul estreou – e irritou abaixo-assinado pela volta da placa preta.
– A Mazda, que teve uma rápida passagem pelo Brasil, fez 100 anos.
Março
– No dia 8 de março de 1950, saía da linha de produção da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, a Transporter, apelidada de Bulli pelos alemães. No Brasil, a Kombi desembarcou em setembro do mesmo ano, importada.
– No Salão de Genebra de 1970 e depois no de 1980, Audi Quattro estrearam, completando pois 50 e 40 anos, respectivamente.
– Depois de eletrificar um Fusca e apresentá-lo durante o Salão de Frankfurt, a Volkswagen revelou a e-Bulli, uma Kombi movida a baterias.
– Fiat Prêmio, o sedã do Uno que pouca gente deu (e dá) valor, fez 35.
Abril
– A primeira bordoada que o antigomobilismo tomou do cancelamento do Pebble Beach Concours d’Elegance.
– O mercado de peruas compactas ganhava um importante competidor em 1980: com um porta-malas de quase 700 litros, a Fiat Panorama foi projetada para o mercado brasileiro. Logo depois veio a Marajó, da Chevrolet.
Maio
– Apresentado oficialmente à imprensa em 15 de maio de 1980, o Gol é o carro nacional de vida mais longeva ainda em produção.
Junho
– Ford revela esboços inéditos do GT40, lenda das 24 Horas de Le Mans.
– A Alfa Romeo completou nada menos do que 110 anos.
Julho
– Um dos Camaros mais antigos do mundo – o primeiro exemplar montado pela Fisher Body, saído da planta de Van Nuys, na Califórnia (EUA), em agosto de 1966 como modelo 1967 – foi a leilão. E encalhou.
– A organização do Dakar anunciou uma categoria para clássicos em 2021.
– Pai dos SUVs, Jeep CJ-2A completa 75 anos
– A casa de leilões Mecum vendeu um Ford Shelby GT350 Competition 1965 por U$S 3,85 milhões, superando então o exemplar dirigido por Steve McQueen em Bullitt como o Mustang mais caro da história.
Agosto
– Para celebrar o 60º aniversário do E-type, a Jaguar anunciou que vai restaurar e vender a partir de março 12 carros que homenageiam os exemplares “Flat Out Grey 9600 HP” e “Drop Everything Green 77 RW”, que marcaram a apresentação do esportivo, no Salão de Genebra de 1960.
– Como um VW Gol SR, o mais raro de todos e possivelmente o único sobrevivente da série especial, voltou para “casa” após 34 anos.
– Honda NSX e Mitsubishi 3000GT chegavam há 30 anos mirando Ferrari.
Setembro
– Ícone da Volvo nos anos 1960, P1800 é relançado como carro de corrida
– Fundada em 26 de setembro de 1810 e com a fabricação de serras, armações de guarda-chuva e moedores de café no currículo, a Peugeot completa 210 anos.
Outubro
– Uma pesquisa realizada pela Hagerty apontou que as gerações Y (aquela de pessoas nascidas entre 1981 e 1996) e Z (1996 a 2010) são os tipos de motoristas com mais probabilidade de ter ou querer um antigo atualmente.
– Lincoln Continental que transportou JFK antes de assassinato é vendido por R$ 2 milhões.
– Um trio de carros-conceito da Alfa Romeo é arrematado por R$ 85 milhões.
Novembro
– Quando 2020 parecia ser o ano que não teve evento, veio o novamente adiado.
– E o ano que afugentou investimentos paradoxalmente marcou a chegada do aqueceu o mercado de antigos.
Dezembro
– A Aston Martin começou a entregar as primeiras unidades do gadgets que carrega, não pode rodar na rua.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/mora-nos-classicos/2020/12/26/retrospectiva-2020-como-foi-o-ano-da-pandemia-no-mundo-dos-classicos.htm