Onix e Tracker apresentam falha na direção; GM organiza recall branco

Proprietários dos modelos Chevrolet Onix e Tracker já tinham anunciado o endurecimento repentino da direção em manobras ou mudanças de faixa. Verificado o problema, a General Motors propôs aos concessionários da marca uma ação de reparo. As diretrizes do recall branco foram divulgadas pela Quatro Rodas.

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O documento denominado “ação de campo” foi enviado pela fabricante em 09 de dezembro e explica como deve ser realizada a atualização da programação e configuração do módulo da direção elétrica (EPS).

O texto do boletim inclusive relata que “alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.”

imagem comunicado recall branco onix e tracker

“Recall eterno”

Outro ponto que chama atenção é que o documento afirma que todos os Onix, Onix Plus e Tracker envolvidos na ação precisarão passar por reprogramação sempre que passarem por uma concessionária da marca. Isso, claro, sem custos.

comunicado recaal branco de chevrolet onix e tracker

O que é recall branco

Se o recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores, o recall branco é a ciência de um ajuste necessário, mas que não implica periculosidade.

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bruno Burgarelli, o termo não tem previsão legal. Ou seja, não está descrito no Código de Defesa do Consumidor.

Ainda assim, o fabricante tem a responsabilidade de realizar o reparo ou substituição. “Pode-se dizer que o recall branco implica em situações em que o fornecedor detecta falha em uma peça que não oferece risco à saúde do consumidor. Nesses casos, não há necessidade do chamamento formal. No entanto, o defeito não deixa de ser uma infração ao Código do Consumidor”, afirma o especialista.

“O fornecedor deve resolver o problema porque um produto ou serviço que não está de acordo com o que foi anunciado é considerado publicidade enganosa”, completa Burgarelli.

Como o problema na direção não coloca passageiro e terceiros em risco, a Chevrolet não tem obrigação de anunciar um recall convencional para os Onix e Tracker envolvidos.

Para padronizar o reparo do recall branco, a marca pediu que os concessionários convidassem os proprietários por meio do texto abaixo.

Meu nome é […………] e sou funcionário da Concessionária Chevrolet […………].

Estamos entrando em contato com o senhor para convidá-lo a comparecer em nossa concessionaria para que seja realizada a programação e configuração do módulo de controle da direção assistida (EPS) do seu veículo.

O serviço é necessário, pois alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.

Visando sua satisfação e o perfeito funcionamento do seu veículo, solicitamos o agendamento em data e horário de sua melhor conveniência.

Esse serviço será inteiramente gratuito.

Ainda de acordo com a Quatro Rodas, a solução encontrada pela GM não resolveu o problema de todos os consumidores que se queixaram do problema. Procurada, a Chevrolet não comentou o caso.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/recall-branco-onix-tracker/