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Novo Mercedes Classe C: as novidades em tecnologia e segurança
Mais que pelo desenho, que evolui o tema do anterior sem causar surpresa, a Mercedes-Benz espera impressionar com o novo Classe C pelos recursos de tecnologia em seu segmento, no qual compete com Audi A4 e BMW Série 3, entre outros. O sedã e a perua Estate agora usam mecânica híbrida em toda a linha e recebem itens até então restritos a modelos superiores da marca.
O Classe C está 65 mm mais longo (4,75 metros), 10 mm mais largo (1,81 m) e com 25 mm maior entre-eixos (2,86 m) que o antecessor, mas a altura perdeu 9 mm. O coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,24 no sedã e 0,27 na perua foi mantido, assim como o porta-malas de 455 litros no sedã (o da perua ganhou 30 litros para 490). Os faróis podem ter o sistema Digital Light com um módulo de luz e três leds em cada farol, cuja luz é refratada e direcionada por 1,3 milhão de micro-espelhos.
No interior, em vez da conexão visual entre o quadro digital de instrumentos e a tela da central de áudio MBUX, a Mercedes preferiu separá-los claramente. A central usa uma enorme tela de 11,9 polegadas (opcional sobre a de 9,5 pol de série) em posição inclinada sobre o console, com sensação de flutuar sobre ele, mantendo os difusores de ar onde sempre devem estar: no topo do painel. Os instrumentos podem ter tela de 10,2 ou 12,3 pol e assumir aspectos bem diferentes conforme a seleção escolhida, além de indicar dados como potência em uso, forças g e pressão do turbo.
A MBUX ganha a função Smart Home (casa inteligente), que opera funções na casa do usuário como luzes, temperatura, persianas e aparelhos elétricos, além de receber alertas de detectores de movimento, tudo em comandos de voz em linguagem coloquial. As funções dependem de serviços como Bosch Smart Home e Samsung Smart Things.
Entre as assistências ao motorista, o Classe C oferece controlador de distância à frente com resposta a veículos parados na estrada quando em velocidades de até 100 km/h (antes eram 60), assistente para condução semiautônoma a até 210 km/h e leitura de sinalização sobre obras na via ou piso molhado.
Nos recursos de proteção os destaques são a bolsa inflável central, que se infla entre o banco do motorista e o do passageiro da frente em caso de colisão lateral severa, e os sistemas Pre-Safe que detectam colisões frontais e traseiras iminentes. A função Impulse Side do Pre-Safe, ao perceber que haverá colisão lateral, pode mover o motorista ou passageiro da frente para longe do perigo, mesmo antes da colisão, por meio de câmaras de ar nos flancos laterais do encosto do banco.
O novo Classe C oferece apenas motores de quatro cilindros em sistema híbrido. Versões a diesel e a gasolina têm um gerador de partida integrado (ISG), que auxilia em baixas rotações do motor, com sistema elétrico de 48 volts. As opções a gasolina são:
• C 180 – 1,5 litro, turbo, 170 cv + 20 cv de auxílio elétrico, torque de 25,5 m.kgf + 20,4 m.kgf, 0-100 km/h em 8,6 segundos, máxima de 231 km/h.
• C 200 – 1,5 litro, turbo, 204 cv + 20 cv de auxílio elétrico, torque de 30,6 m.kgf + 20,4 m.kgf, 0-100 km/h em 7,3 s, máxima de 246 km/h, opção de tração integral.
• C 300 – 2,0 litros, turbo, 258 cv + 20 cv de auxílio elétrico, torque de 40,8 m.kgf + 20,4 m.kgf, 0-100 km/h em 6,0 s, máxima de 250 km/h, opção de tração integral.
As versões a diesel são:
• C 220 D – 2,0 litros, turbo, 200 cv + 20 cv de auxílio elétrico, torque de 44,9 m.kgf + 20,4 m.kgf, 0-100 km/h em 7,3 s, máxima de 245 km/h.
• C 300 D – 2,0 litros, turbo, 265 cv + 20 cv de auxílio elétrico, torque de 56,1 m.kgf + 20,4 m.kgf, 0-100 km/h em 5,7 s, máxima de 250 km/h.
Vale notar que os valores do auxílio elétrico não se somam aos do motor a combustão, pois o auxílio atinge seu máximo quando o outro motor está em menores rotações. A transmissão automática de nove marchas agora é padrão em toda a linha, com opção de tração integral 4Matic em vez de traseira. Mais tarde o Classe C terá versões híbridas de recarga externa (plug-in), com motor elétrico de 130 cv capaz de atingir 140 km/h com eletricidade e rodar 100 km entre recargas. Híbridos desse tipo serão oferecidos também com motor a diesel.
A suspensão do novo Mercedes pode vir com ajuste normal, esportivo ou com controle eletrônico de amortecimento. Molas a ar na traseira equiparão os híbridos plug-in. Opcional inédito no modelo é o esterçamento das rodas traseiras em até 2,5 graus, na mesma direção das dianteiras (para maior estabilidade) ou na direção oposta, para menor diâmetro de giro.
Texto da equipe – Fotos: divulgação
Fonte: https://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/novo-mercedes-classe-c-as-novidades-em-tecnologia-e-seguranca/