Testei o novo Land Rover Defender para saber se ele supera seu antecessor

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Foto: Flávio Verna

Sim, em tudo e sem medo de estar exagerando. O carro ficou muito mais capaz (original) que o antigo. O antigo é incrivelmente robusto e capaz de superar desafios e continuará sendo, mas conectividade, segurança e principalmente conforto, você só encontrará no novo Defender.

Renovar totalmente um ícone, como o antigo Defender, não deve ter sido só mais um desafio para a equipe Land Rover, mas sim o maior deles, desde seu lançamento 73 anos atrás. Porque além de criarem um novo Defender, não poderiam deixar de lado toda sua história, tradição, fãs e ainda garantir a continuidade de seu legado.

Nova Land Rover Defender

Foto: Flávio Verna

O primeiro foi em 1948 e o ultimo em 2016, nestes 68 anos de produção, as melhorias sempre foram muito bem aceitas por seus consumidores, mas será que a nova geração que demorou 4 anos para chegar ao consumidor final também será tão aceita quanto as outras?

Eu acredito que sim, principalmente depois de testar por vários km´s em asfalto bom e ruim. Estrada de terra, cascalho, argiloso, esburacado, com subidas e descidas. O que mais me surpreendeu, foi no solo molhado, escorregadio, em descida com curvas. Quando tive a certeza que perderia o controle do carro, ele simplesmente corrigiu e o que eu precisei fazer foi simplesmente manter a calma e deixar a eletrônica trabalhar, foi incrível.

Qualidades não faltam também. Não só ao toque, mas em todos os aspectos podemos perceber que todo material empregado na construção foi de extrema qualidade e nada esta ali sem propósito, o que o torna honesto na minha opinião. Nada de apliques desnecessários ou ‘enfeites’. Destaque para as lanternas traseiras que dificilmente quebrarão em uma trilha, por exemplo.

Fotos: Flávio Verna

Para quem faz passeios ou até mesmo trilhas, o novo Defender consegue chegar com a mesma (se não maior) capacidade off road onde o anterior costuma chegar, eu garanto. Quanto aos componentes eletrônicos, sensores e mais outras parafernálias ligadas a bateria que podem eventualmente trazer insegurança às pessoas que querem se aventurar em locais inóspitos, como no deserto, por exemplo, não tem jeito. Minha sugestão é despreocupar, pois toda construção do carro foi duramente testada em tudo que podemos imaginar, inclusive no deserto e a chance de dar problemas é bem pequena, porém existe.

A tecnologia embarcada e esses equipamentos já são muito melhores nos tempos atuais e principalmente em um veiculo premium como no caso do novo Defender, nos permitindo simplesmente curtir e esquecer da preocupação de qualquer problema de quebra que tínhamos no passado. Claro que visto pelo lado positivo.

Sendo mais realista, temos um grande exemplo, onde o especialista Luis Carqueijo participou do Rally dos Sertões sem ter nenhum problema. Quando perguntei a ele qual foi a melhor parte da competição, lembrando que é um entusiasta pela marca e possui um Defender 110 há muitos anos, disse: “Chegar inteiro depois dos 10 mil kms rodados”.

Nova Land Rover Defender

Foto: Flávio Verna

É claro que, mesmo que seja muito bom, não é perfeito e tem sim pontos negativos como não ter um motor diesel e preço atrelado ao luxo que nunca fez parte da vida dos proprietários de Defender, nem mesmo para a Rainha da Inglaterra, mas quem não gosta de conforto?

No habitáculo do motorista dá para sentir que o carro foi projetado para o mundo e não só para os que usam a ‘mão inglesa’. O conforto é extensível para os demais assentos, incluindo os dois da terceira fileira. Vários pontos de conexão USB e derivados, além de uma geladeira que é quase um ‘freezer’ no console central.

Dica do especialista: Para travessia de alagados, o principal é saber se a profundidade não é superior ao maximo suportado pelo modelo de seu carro. Analisar se não existem obstáculos ocultos no trajeto. Mantenha em primeira marcha para atingir maior rotação, evite frear durante o percurso e mantenha uma pequena onda a frente do capô, sem exagerar na velocidade. Uma revisão se faz necessário após travessias deste tipo.

@FlavioVerna4x4

Fonte: https://carsughi.uol.com.br/2021/03/testei-o-novo-land-rover-defender-para-saber-se-ele-supera-seu-antecessor/