Ouviu um palpite sobre seu carro? Não acredite, é mentira!

Curioso como a besteira circula com maior velocidade e eficiência que a verdade. Então, quando vem pelos apps de comunicação e redes sociais…

Etiqueta no posto

A etiqueta no posto está bem explícita a informação para “ajudar” o motorista: abastecer com o etanol só é vantajoso se custar igual ou abaixo de 70% do preço da gasolina.

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Besteira!  Este percentual foi estabelecido quando o carro flex foi lançado, em 2003. Ele pode chegar hoje a 75% e não é o mesmo em todos os carros. Cada motorista deve abastecer com os dois combustíveis e fazer as contas para determinar o percentual de seu carro

Repair kit

O pneu run flat deveria ser proibido no Brasil pois não é adequado às nossas estradas. Algumas importadoras colocam um estepe no porta-malas para não deixar o motorista a pé na estrada. Outras, um kit de reparo.

  • Pneu run flat: Continental não recomenda o seu uso no Brasil

Besteira!  O pneu run flat só resolve no caso de um furo na banda lateral. Um rasgo na banda de rodagem (provocado com frequência pelas nossas crateras asfálticas), nem o run flat nem o kit de reparo resolvem. Só o reboque…

Repair kit do Ford EcoSport equipado com pneu run flat

Oito anos

Quando um carro deixa de ser fabricado ou importado, o argumento de venda para o freguês preocupado com a manutenção é uma suposta obrigação legal de se manter componentes de reposição no mercado durante oito anos.

Besteira! Não existe lei nenhuma, nem poderia haver: como obrigar uma concessionária ou loja de peças a manter em estoque uma peça sem demanda? O código do consumidor trata do assunto de forma hilária: “obrigatório manter peças durante um prazo ‘razoável’”. Piada, não?

Água no radiador

Água de torneira ou mineralizada para completar o nível do sistema de arrefecimento? Há quem diga que a de torneira, de jeito nenhum…

Besteira!  Não se deve usar água nenhuma, mas o líquido próprio, composto de água com etilenoglicol em proporção próxima a 50% cada.

Rodar 10km!

Ao trocar o combustível do carro flex, rodar pelo menos 10 km até estacionar à noite para a central identificar a mudança no tanque.

Besteira! Só no caso de se trocar gasolina pelo etanol e mesmo assim nos dias mais frios. Nestas condições (e só nelas) o motor poderá ter dificuldade para pegar na manhã seguinte.

Dedo no para-brisa

Numa estrada com pedrinhas no asfalto, apoie um dedo no para-brisa para evitar que ele seja trincado por uma delas arremessada pelo veículo à frente.

Besteira! A pressão do dedo encostado não é capaz de evitar a trinca no para-brisa.

Tanque na reserva

Usar o combustível na reserva, até perto do final do tanque, é um perigo pois a bomba se queima por falta de refrigeração.

Besteira!  A bomba não é refrigerada por estar envolta em combustível. Neste caso, como funcionavam as bombas externas ao tanque?

Calibragem

Pressão maior que a recomendada reduz o consumo. Menor, dá mais conforto.

Besteira! Pode até ser, mas aumenta o desgaste do pneu, reduz estabilidade e a vida útil dos componentes da suspensão.

pneu calibrar carro shutterstock

Naftalina

Naftalina no tanque, aumenta a octanagem da gasolina e a potência.

Besteira!  Essa é velha, hem! Usava-se no passado com a nossa – então – pobre gasolina. Hoje, a presença de etanol já torna inócua a naftalina.

Gasolina formulada

Gasolina formulada não presta, melhor evitá-la.

Besteira!  Difícil entender esta “guerra” contra a gasolina formulada. Aliás, fácil, pois são as grandes do setor contra as pequenas. Entretanto, tudo depende: a formulada pode ser melhor ou pior que a refinada.

Comissão

Consultores técnicos das oficinas das concessionárias recomendam uma lista de inutilidades no momento do carro levado para a revisão.

Besteira! Não são todas as concessionárias nem todos os consultores, mas a maioria é treinada para praticar a mais refinada “empurroterapia”. Explica-se seu empenho: são comissionados em função do faturamento.

Motor turbinado

Não desligar o motor com turbo assim que estacionar, mas aguardar cerca de 30 segundos em marcha lenta.

Besteira! Recomendação válida apenas para motores orginalmente aspirados e depois turbinados em oficinas especializadas. Os atuais, turbinados de fábrica, são projetados com uma lubrificação específica para o turbo que dispensa este cuidado.

Óleo da montadora

Não há dúvida de que o óleo recomendado no manual é o melhor para o motor. Mas…

Besteira! Existem outras marcas tradicionais e reconhecidas internacionalmente que podem ser também utilizadas, desde que mantidas as mesmas características do óleo original.

  • Óleo do motor: como escolher? O que é SAE e API?

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/palpite-sobre-carro-nao-acredite-mentira/