Recuperação de roda de liga leve: quando é possível?

Por que a roda de liga leve, tão comum hoje  em dia, é um problema, ou pode se transformar em um problema? Porque você pode, acidentalmente,  bater a roda meio fio, na guia. Ou, num acidente, a roda pode empenar ou quebrar, e essas rodas  costumam ser caras. E se o carro for importado, aí, olha, o desfalque no salto bancário é grande.

Assista ao vídeo!

Mas existem dezenas de firmas, oficinas, pequenas empresas, que restauram, reformam, rodas de alumínio, rodas de liga leve. Pode ou não pode? Depende! Se for não mais do que um arranhão, uma  pequena trinca, coisa à toa, dá pra restaurar, dá pra reformar. Mas se a roda amassou, se a  roda quebrou, soltou um pedaço, nem pensar em reformar ou reparar, embora faça-se esse tipo de serviço nessas empresas.

VEJA TAMBÉM:

  • Fábrica de rodas BBS está à beira da falência
  • Aprenda como alterar o tamanho de rodas e pneus
  • Rodas de liga leve restauradas: vale a pena comprá-las?

E por que nem pensar  em restaurar uma roda de alumínio? Porque, para soldar, você não sabe se no interior da roda ficou uma fissura, ficou uma falha nesse lugar onde uma parte foi soldada com a outra. Você só detecta  isso com equipamento sofisticado, como se fosse um raio X; que fazem em vocês e fazem na roda também. E essas empresas não têm esses aparelhos.

Então, muito cuidado com a roda de liga leve. E mais: quando o seu carro envolve-se em um acidente e ele está no seguro, algumas companhias de seguro,  algumas seguradoras, mandam restaurar essas  rodas; porque elas são irresponsáveis! Não pode! Se precisou soldar um pedaço no outro,  esquece! Se a sua seguradora insistir nisso,  agradeça aos seus “bons serviços”, troque as rodas e troque de seguradora, tá?

roda de liga leve quebrada shutterstock 456291739
  • Veja mais dicas no canal do AutoPapo no YouTube!

Foto: Shutterstock

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/recupreacao-roda-liga-leve/