Mercedes explica que falha de comunicação causou confusão em pit stop

Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

06/12/2020 17h32

A Mercedes perdeu uma corrida praticamente ganha depois de um erro crasso durante uma tentativa de fazer um pit stop com ambos os pilotos praticamente ao mesmo tempo durante o GP de Sakhir. Chamados juntos porque o Safety Car tinha entrado na pista, já na parte final da prova, o líder George Russell, substituto de Lewis Hamilton e que caminhada a passos largos para vencer pela primeira vez na carreira, e Valtteri Bottas entraram para trocar os pneus duros pelos médios.

Tudo pareceu correr bem na parada de Russell, enquanto o pit stop de Bottas parecia confuso. O mecânico que trocava o dianteiro esquerdo acenava para os outros voltarem a colocar os pneus duros de volta no carro do finlandês. E, quando Russell foi chamado de volta aos boxes, ficou claro o que tinha acontecido: os pneus de Bottas tinham sido colocados no carro de Russell.

O chefe da equipe, Toto Wolff, revelou revelou que uma falha na comunicação via rádio levou à confusão na volta 59 de 87. O pedido para que os pneus de Russell fossem levados para a área de troca de pneus não chegou a tempo, e os pneus de Bottas acabaram chegando antes e confundiram os mecânicos.

“Quando chamamos as equipes de pit, eles receberam trouxeram os pneus certos”, disse Wolff. “Um lado do box, o lado de George, não ouviu o chamado. Um dos nossos rádios não estava funcionando e então os caras errados com os pneus errados apareceram”, referindo-se àqueles que carregavam os pneus de Bottas, que pararia depois. “Percebemos imediamante, quando vimos que não estávamos com os pneus de Valtteri, que eles estavam no carro de George”.

Para Bottas, isso significava que sua corrida estava completamente comprometida, já que ele estava com pneus duros e usados, que perdem temperatura mais facilmente, atrás do Safety Car. Ele logo foi ultrapassado por Russell, que foi parar atrás do finlandês depois de ter feito o pit stop duplo, perdeu mais posições e terminou em oitavo.

Russell parecia que se recuperaria e venceria a prova, passando um a um seus adversários e indo do quinto ao segundo lugar depois da relargada. Mas quando ele estava à caça do líder Sergio Perez, a Mercedes o avisou que havia uma perda de pressão no pneu causada por um furo. “O furo provavelmente veio do fato de que ele teve de sair da linha ideal muitas vezes para ultrapassar”, disse Wolff. “Se ele venceria a corrida? Não sei. Acho que nossa simulação mostrava que ele alcançaria Sergio e talvez o DRS teria ajudado, mas não tenho certeza [se ele teria vencido].”

Tendo de fazer mais um pit stop, Russell voltou em 15º e ainda escalou o pelotão para conquistar o nono lugar, fazendo seus dois primeiros pontos na F1. O substituto de Hamilton, que está com covid-19, é um dos grandes pilotos da nova geração mas, até este domingo, não tinha tido muitas chances de mostrar sua habilidade, pilotando a fraca Williams.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/pole-position/2020/12/06/mercedes-explica-que-falha-de-comunicacao-causou-confusao-em-pit-stop.htm