-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Mais vendidos na Itália: Peugeot cresce e ameaça VW na vice-liderança
País europeu mais afetado durante o início da pandemia da Covid-19 no ano passado, a Itália continua com vendas de veículos novos em baixa. De acordo com a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, foram comercializadas em fevereiro 142.998 unidades, 12,3% a menos do que há um ano. Este foi o 3º mês seguido com retração na casa dos 2 dígitos.
O acumulado, de 277.145 unidades, teve queda similar (-13,1%). Na disputa entre montadoras, as líderes Fiat (22.769) e VW (10.969) perderam 18% e 32% de seus compradores, respectivamente. Com isso, a Peugeot (10.671) entrou de vez na briga pela 2ª posição. No top 10, aliás, apenas Citroën (8.243) e Toyota (7.969) cresceram nos últimos 12 meses.
Totalmente descolado dos demais – o 2º colocado, por exemplo, vendeu 3 vezes menos -, o Fiat Panda (13.492) respondeu por mais de 9% de tudo o que foi comercializado. A disputa pela vice-liderança, no entanto foi acirradíssima, com menos de 150 unidades separando o 2º do 5º colocados. Mesmo em baixa de 35%, foi o Lancia Ypsilon (3.866) o vencedor da batalha.
O maior destaque, no entanto, foi o 3º colocado: com 3.855 unidades, o Ford Puma, líder entre os SUVs / crossovers, jamais havia figurado no pódio italiano. Mostrando a boa receptividade da nova geração no continente e com um crescimento de quase 60%, o Toyota Yaris (3.741) veio bem pertinho, apenas 6 unidades à frente do Citroën C3 (3.735).
Atual queridinho dos ingleses – por lá, o modelo encerrou 2020 perto da liderança e já começou 2021 à frente -, o Opel Corsa (3.550) também registrou avanço. Não tanto quando os quase 67% do Peugeot 2008 (2.954), 12º colocado. Destaque negativo, o VW Polo (1.929) ficou fora do top 20 com a maior queda da lista (-38,6%).
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/496710/vendas-italia-fevereiro-2021/