Limpeza dos freios é, SIM, picaretagem! Boris Feldman explica

Tantos foram os comentários do pessoal aqui no portal AutoPapo e no  YouTube, que eu me senti na obrigação de explicar melhor a crítica que fiz à empurroterapia da limpeza dos freios.

Eu comparo esta pi-ca-re-ta-gem com a outra limpeza, a dos bicos injetores. Claro que, eventualmente, eles se sujam e é importante limpá-los. Mas o problema é querer empurrar a limpeza de bicos no carro que chega à concessionária para a revisão dos 10 mil km e não tem falha nenhuma no funcionamento do  motor.

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Vou então entrar em detalhes.  No caso do sistema de freios, a pi-ca-re-ta-gem é oferecer o serviço de limpeza sem nenhum motivo, muitas vezes em carros com apenas 10 mil ou 20 mil km rodados e sem nenhuma anormalidade quando se aciona o pedal do freio.

Vamos dividir em duas partes: os freios dianteiros raramente se sujam, pois é um sistema aberto e a poeira do desgaste das pastilhas vai para a atmosfera. O que pode acontecer é cair óleo no disco, acabar o atrito e o freio deixar de funcionar daquele lado. É óbvio que se deve limpá-lo.

Mas isso não ocorre nos traseiros, equipados com freio a tambor na maioria dos carros.

Neste caso, de lonas e tambores, é o contrário dos dianteiros: ele é fechado e dificilmente deixar de funcionar por um fator externo. Por um óleo, por exemplo, como nos discos. Por isso eu disse que não haver sujeira nos freios.

disco de freio
freio tambor traseiro shutterstock 471998689

Então, como se sujam os freios traseiros?  Somente pelo atrito normal da lona contra o tambor, o que provoca um desgaste das lonas, que resulta numa poeira abrasiva em seu interior. Isso é normal.

Quando limpar os freios?

Então, quando se faz uma revisão dos freios traseiros, em geral para se substituir as lonas e eventualmente os tambores, é importante também limpar o sistema. Mas não é honesto abrir o sistema traseiro somente para limpá-lo, o que se faz sim, mas durante uma revisão dos freios.

Vamos ser mais objetivos ainda?  Em manual nenhum de fábrica se recomenda limpar o sistema de freios, mas revisá-los: verificar pastilhas, discos, lonas e tambores. E aí, claro que, abriu para inspecionar, aproveita e limpa.

Resumindo: oferecer a limpeza do sistema de freios no carro levado para a revisão obrigatória é só mesmo para faturar. Insisto, é cara de pau, e não passa de pi-ca-re-ta-gem.

Me expliquei melhor?

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/limpeza-dos-freios-quando-fazer/