Ex-atleta é nomeada presidente do Comitê Organizador Local de Tóquio 2020

18/02/2021 20h55

Tóquio, 18 fev (EFE).- Ex-atleta e até então ministra responsável pelos Jogos Olímpicos do governo do Japão, Seiko Hashimoto, foi nomeada nesta quinta-feira a presidente do Comitê Organizador Local de Tóquio 2020, em substituição a Yoshiro Mori, que deixou a função após declarações sexistas.

“Espero poder dar alguma contribuição, por essa razão estou aqui. Daqui cinco meses, os Jogos de Tóquio acontecerão e precisam ser seguros”, disse a dirigente, durante uma reunião de urgência da cúpula do evento, em que o nome dela foi aprovado para comandar a organização.

Hashimoto, de 56 anos, disse querer “devolver o que recebeu” como atleta olímpica. Ela será a segunda mulher a presidir um Comitê Local de edição de Jogos, após a grega Gianna Angelopoulos, em Atenas 2004.

“Quero trabalhar proximamente com o governo nacional e com as entidades envolvidas, para que possamos garantir que, tanto o público nacional, quanto o estrangeiro sintam que estes serão Jogos Olímpicos realmente seguros”, afirmou a dirigente japonesa.

Hashimoto foi medalha de bronze na prova dos 1.500 metros da patinação de velocidade, nos Jogos de Inverno de Albertville, realizados em 1992. A atleta, que participou de sete edições do evento poliesportivo, entre as duas versões, de inverno e verão, disse que toda a organização é consciente dos desafios existentes.

“Nestas circunstâncias, alguns atletas se perguntaram se é adequado participar ou não dos Jogos. Estou certa de que é desafiante e difícil”, disse a nova líder de Tóquio 2020.

ANTECESSOR POLÊMICO.

A chegada de Hashimoto à presidência do Comitê Local acontece após a renúncia, na última sexta-feira, de Yoshiro Mori, que vinha exercendo a função, mas se tornou alvo de crítica devido comentários sexistas.

O ex-primeiro-ministro do Japão, de 83 anos, disse, durante uma reunião do comitê olímpico japonês, que as mulheres falam demais, provocando uma onda de pedidos de demissão. Depois de resistir em entregar o cargo, o político deixou a função.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/efe/2021/02/18/ex-atleta-e-nomeada-presidente-do-comite-organizador-local-de-toquio-2020.htm