-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Lucid terá sedã mais acessível (e tecnológico) para encarar o Tesla Model 3
O duelo entre sedã elétrico Air, o rival natural do Model S entre os sedãs de luxo, será a vez de um carro menor, que irá para encarar diretamente o Model 3.
O novo carro deve chegar ao mercado em 2024 ou, o mais tardar, em 2025. A estratégia é clara e, coincidentemente, é a mesma que Elon Musk usou há dez anos: começar com carros de última geração, que são mais rentáveis e que, graças aos menores volumes, permitem desenvolver uma cadeia de suprimentos menos exigente e, posteriormente, atacar o mercado de maior volume de vendas.
Esperando Wall Street
“Mal posso esperar para fazer isso – Rawlinson, que trabalhou na Tesla como engenheiro-chefe do Model S – disse à Reuters – mas precisamos de mais capital. Paradoxalmente, um carro de luxo custa menos pelo fato de ter que produzir menos”.
Também por esta razão a Lucid Motors está mirando em Wall Street. A empresa californiana chegará à bolsa com um capital social de US$ 24 bilhões e pretende levantar mais US$ 4,4 bilhões para financiar sua expansão de produção nos Estados Unidos e também fora, na Arábia Saudita.
Estamos no momento certo?
Até agora, tudo bem, pelo menos de acordo com as palavras de Rawlinson. Mas analistas expressaram dúvidas sobre o sucesso da Lucid Motors. Trivialmente porque entre agora e 2024 no segmento do Model 3 não haverá apenas… o Model 3. Volkswagen, Hyundai e outros estão se engajando cada vez mais com o elétrico e a quantidade de novos lançamentos é considerável.
E quando a Lucid Motors, que também atrasou os planos no Air, cuja produção deveria começar em meados de 2021 e agora está adiada para o final do ano, haverá muitos sedãs nessa categoria. Além disso, haverá também muitos elétricos na faixa ainda mais baixa, aquela em torno de US$ 25.000 (como o Model 2, por exemplo).
É necessário se diferenciar
Como, então, evitar ser engolido pela concorrência? Precisamos investir em tecnologias que representem uma vantagem competitiva. A Lucid Motors, com o Air, pressionou muito as baterias (nesta questão, está trabalhando para se tornar independente da LG Chem e da Samsung) e em um sistema de condução autônoma particularmente avançado.
Ao vender essas tecnologias para outros fabricantes – e Rawlinson disse que já recebeu pedidos de 6 marcas – a empresa californiana pode criar colaborações úteis e encontrar a força necessária para acelerar os tempos de desenvolvimento de novos modelos e conquistar um lugar ao sol. Vamos ver como fica.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/490608/lucid-motors-rival-eletrico-tesla-model-3/