As 10 marcas de carro que mais venderam no mundo em 2020

Você outro dia conferiu aqui no AutoPapo o ranking com os 10 carros mais vendidos em 2020. Chegou a hora de conhecer as marcas de carro que mais venderam carros no ano passado. E teve mudança na liderança. Pois é, após cinco anos, a Toyota fez barba e cabelo no top 10 do setor automotivo.

Importante salientar que nesta lista estão computados os emplacamentos de carros marca por marca, e não foram considerados os totais de negociações por grupos automotivos. Veja, então, as 10 marcas que mais venderam em 2020. O levantamento é da consultoria internacional Focus2Move.

1° Toyota: 7,86 milhões

toyota corolla cross suv de frente em movimento em curva

A marca japonesa retomou o primeiro lugar, posto que havia perdido em 2015. Mesmo com queda de 10% nas vendas, foram mais de 7,8 milhões de carros com o emblema da Toyota emplacados em todo o planeta em 2020.

VEJA TAMBÉM:

  • Taxa de Licenciamento: por que ainda é preciso pagar?
  • Quais são os carros que mais desvalorizam entre os 10 mais vendidos?
  • IPVA 2021: seu carro pode estar isento pela data de fabricação

Detalhe é que, com esta performance, a empresa asiática ainda aumentou sua participação nas vendas globais de veículos em 0,5%, e agora tem market share de 10,5% – ou seja, um em cada 10 carros comercializados no mundo são da Toyota. Não custa lembrar que ela emplacou três modelos entre os carros mais vendidos do mundo em 2020, com o Corolla na liderança absoluta.

2° Volkswagen: 5,73 milhões

volkswagen vw taos rodando em pista com farois acesos

Segundo a consultoria Focus2Move, ao contrário da Toyota, a Volkswagen diversifica sua atuação entre as marcas do grupo (VW, Audi, Seat, Skoda, Porsche…) – enquanto a japonesa trata Lexus como marca de nicho e a Daihatsu tem foco mais na Ásia. Ou seja, pulveriza sua produção, o que tenta explicar a segunda posição entre as marcas que mais venderam em 2020.

Com mais de 5,7 milhões, quase 17% a menos que em 2019, a alemã ficou na vice-liderança com 7,6% de participação mundial. O desempenho comercial da VW deixa em evidência a dependência da empresa em relação à China, que responde por 40% das vendas globais da marca.

3° Ford: 4,18 milhões

ford f 150 2021 tremor supercrew

A Ford completa o pódio das marcas de carro que mais venderam em 2020, apesar de ter amargado uma queda nas negociações de mais de 18%, de acordo com o estudo da Focus2Move. A marca da oval azul, que recentemente decidiu encerrar toda e qualquer produção no Brasil, anotou 4,18 milhões de unidades.

Mais da metade destes emplacamentos se concentra nos Estados Unidos (2,4 milhões), onde a Ford mais uma vez teve o veículo mais vendido do país e o segundo mais comercializado do mundo: a linha F de picapes. Foram mais de 780 mil unidades emplacadas da gama (F-150, F-250, F-350 e cia) por lá.

4° Honda: 3,97 milhões

honda cr v hybrid 300

Com dois modelos entre os mais vendidos do mundo e forte desempenho em mercados estratégicos (como EUA e Japão), a Honda garantiu a quarta colocação entre as marcas que mais venderam em 2020. Foram quase 4 milhões de unidades no ano passado, o que representou para a japonesa um recuo de 16,8% nos emplacamentos globais.

5° Hyundai: 3,71 milhões

hyundai santa fe 2021 branco de frente em movimento

A sul-coreana se segurou na quinta posição entre as marcas que mais venderam em 2020. Segundo a Focus2Move, foram 3,7 milhões de unidades da empresa negociadas em todo o mundo, queda de 15.2% em relação ao ano anterior. O desempenho é garantido pelo domínio no país natal e boa penetração em mercados asiáticos e europeus.

6° Nissan: 3,48 milhões

nissan versa 2021 versao advance 2 frente 45 prata

A Nissan ficou “pouca coisa” atrás da Hyundai e se manteve na sexta posição. A marca japonesa amargou uma forte queda nas vendas em 2020, de mais de 20%, o que atrapalhou qualquer chance de galgar melhores posições no ranking das marcas que mais venderam no ano passado. Ao todo, foram 3,48 milhões de unidades.

7° Chevrolet: 2,96 milhões

chevrolet tracker premier 2020 prata de frente

A Chevrolet foi a marca desta relação que mais sentiu o golpe em 2020. A estadunidense viu suas vendas recuarem 22,4% e fechou o ano passado com menos de 3 milhões de unidades emplacadas – boa parte delas concentrada nos EUA. Mesmo assim, garantiu a sétima posição no ranking da consultoria internacional.

8° Kia: 2,82 milhões

kia niro hybrid azul de grente em movimento

Ao contrário da Chevrolet, a Kia foi a que menos anotou redução nos emplacamentos neste top 10. A marca sul-coreana registrou queda de apenas 4,6% nas vendas globais e ficou no encalço da norte-americana, com 2,82 milhões de unidades – “só” 140 mil atrás da sétima colocada. A empresa se notabilizou por vendas bem distribuídas na Ásia, Europa e EUA.

9° Mercedes-Benz: 2,37 milhões

mercedes benz gla 200 advance azul de frente em movimento

A primeira empresa de luxo a figurar na lista das marcas que mais venderam no mundo em 2020 é a Mercedes. A alemã computou mais de 2,3 milhões de unidades em todo o planeta no ano passado e ficou na nona posição. O bom desempenho comercial tem raízes na China, onde a estrela de três pontas ficou entre as cinco maiores em emplacamentos pela primeira vez naquele país.

10° BMW: 2,05 milhões

bmw m550i xdrive 2021 1

A empresa debuta no ranking da Focus2Move das marcas que mais venderam em 2020 com uma performance elogiável. A bávara fecha o top 10 com pouco mais de 2 milhões de carros emplacados no ano passado. Assim como a rival Mercedes, a BMW teve uma queda de vendas mais controlada que a da maioria das empresas da lista, na casa dos 8%.

Bônus – Tesla: 533 mil

picape da tesla cybertruck 1

Apesar de estar na 39ª posição entre as marcas que mais venderam em 2020, a Tesla merece citação neste ranking. Afinal, com um portfólio apenas de elétricos e ainda muito concentrada na América do Norte, a marca estadunidense registrou um aumento de 46,8% nas vendas globais em um ano de pandemia e recessão do setor automotivo. E pela primeira vez passou a marca de 500 mil elétricos. O homem mais rico do mundo, Elon Musk, tem mais um motivo para sorrir de orelha a orelha.

E se fosse por grupos automotivos?

Bem, quando separamos os conglomerados industriais, aí o ranking muda e as primeiras posições se invertem. O Grupo Volkswagen e suas diversas marcas garante a liderança. Confira

*A Stellantis, fusão entre os grupos FCA e PSA, foi anunciada no ano passado, mas só aprovada em janeiro deste ano pelos acionistas das empresas. Hoje, seria o quarto grupo automotivo em vendas.

Fotos: Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/10-marcas-de-carro-que-mais-venderam-mundo-2020/

Veja mais sobre o IPVA