Verizon vende Yahoo e AOL para fundo por US$ 5 bilhões

Eva Mathews e Subrat Patnaik

Em Bengaluru

03/05/2021 16h57

A Verizon está se desfazendo de seus negócios de mídia, incluindo marcas icônicas como Yahoo e AOL, por 5 bilhões de dólares. Assim, a empresa encerra uma empreitada cara e mal-sucedida pelo mundo da mídia e publicidade.

Apesar de gastar mais de uma década e bilhões de dólares construindo um grupo estável de marcas na internet, a empresa de telecomunicações tem lutado para fazer progressos em um espaço de publicidade na internet altamente competitivo, dominado por Google.

Tendo baixado 4,6 bilhões de dólares do valor dos negócios em 2018, a Verizon receberá apenas 4,25 bilhões em dinheiro da empresa de private equity Apollo Global, juntamente com interesses preferenciais no valor de 750 milhões de dólares e uma fatia de 10% no setor, cerca de 50% do que pagou por elas.

A ação conclui uma série de acordos, dentre eles o que a Verizon vendeu a plataforma de blogging Tumblr em 2019 por uma quantia não revelada e o site de notícias HuffPost ao BuzzFeed no ano passado.

O setor de mídia, que anteriormente se chamava Oath e foi recentemente renomeado Verizon Media, se chamará Yahoo quando o negócio for fechado por volta do segundo semestre de 2021, e continuará a ser comandado por Guru Gowrappan.

Para a compradora Apollo, o negócio chega em um momento em que as grandes plataformas da internet ocupam grandes porções do mercado de publicidade digital, atraindo análises regulatórias minuciosas sobre suas práticas.

A Verizon buscou compradores para o Yahoo Finance em 2019, e projeções da indústria avaliaram o negócio em cerca de 2 bilhões de dólares, ante os 4,48 bilhões de dólares que a Verizon gastou no Yahoo em 2017, apostando que seus mais de 1 bilhão de usuários seriam um público para anúncios online. Ela comprou o serviço de e-mail AOL por 4,4 bilhões de dólares em 2015.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2021/05/03/verizon-vende-yahoo-e-aol-para-fundo-por-us-5-bilhoes.htm