-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Um só carro vira dois: 10 modelos que são ‘gourmetizações’ de outros
Os setores de marketing dos fabricantes de automóveis são capazes de fazer praticamente qualquer jogada para atrair consumidores. Vale tudo, inclusive criar novos carros que, na verdade, não passam de versões de modelos já existentes. Basta reestilizar a dianteira e a traseira, modificar um pouco o interior e pronto: a linha de produtos cresceu rapidamente, sem grandes investimentos.
VEJA TAMBÉM:
- Lançamentos decepcionantes: 10 carros abaixo das expectativas
- Fracassos de vendas: 10 carros que afundaram no mercado
- Eis 10 carros que parecem velozes, mas são só faz-de-conta
Essa prática é bem comum, tanto que o AutoPapo conseguiu fazer um listão com 10 desses carros completamente baseados em outros modelos. A relação inclui veículos de vários fabricantes, lançados em diferentes períodos; todos, vale destacar, são nacionais. Confira!
1. Novo SUV da Fiat é variação do Argo
Pois é, o primeiro veículo do listão não foi lançado ainda, mas já se enquadra nesse gênero. É o novo SUV compacto da Fiat, apresentado durante o reality show Big Brother Brasil. Ele nem foi batizado: o nome será escolhido pelo público, em uma campanha no Twitter. Porém, já se sabe que a novidade não passa de uma variação do Argo, com suspensão elevada, capota pintada de preto e dianteira e traseira com estilo próprio.
Aliás, vale destacar que a Fiat fez um bom trabalho de design para distinguir os dois modelos, ao menos a julgar pelas poucas fotos relevadas até o momento. Porém, a carroceria é a mesma do Argo, incluindo as quatro portas, para-brisa e teto. Consequentemente, o espaço interno também é igual em ambos os carros. A marca italiana sequer prolongou a traseira do modelo, como a Volkswagen fez com o Nivus em relação ao Polo.
2. Fiat Spazio era 147 retocado
O novo SUV não é o primeiro dos carros da Fiat a passar por esse processo de ‘gourmetização’. Bem antes dele, em 1982, a Fiat lançava o Spazio, que nada mais era senão um banho de loja do já conhecido compacto 147. Embora fossem apenas duas versões do mesmo veículo, o fabricante tratava-os como modelos distintos.
Inicialmente, as diferenças do Spazio ficavam por conta dos para-choques envolventes, da frente com grade e piscas exclusivos e, principalmente, das lanternas traseiras em formato mais retangular. Por dentro, banco e painel eram exclusivos, mas a maior novidade era o câmbio de 5 marchas. Com o tempo, vários desses aperfeiçoamentos chegaram ao 147.
3. Honda WR-V é um Fit aventureiro
A Fiat, contudo, não será a primeira a criar um SUV a partir de um compacto. O pioneirismo nesse tipo de ação é da Honda, com o WR-V. A receita é a mesma: a empresa nipônica elevou a suspensão do Fit e alterou grade, faróis, para-choque e tampa traseira. Poderia ao menos ter redesenhado o painel, que é idêntico em ambos.
Mecanicamente, também não há diferenças significativas entre Fit e WR-V: eles compartilham o motor 1.5 de até 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, além do câmbio automático CVT. Para não dizer que tudo é rigorosamente igual, ao menos o dito SUV tem eixo traseiro herdado do HR-V (que, inclusive, é baseado na mesma plataforma).
4. Maquiagem transformou Peugeot 206 em 207
A rigor, criar uma nova geração de um carro significa reprojetá-lo por completo. A Peugeot até fez isso para desenvolver o 207… Mas só na Europa. Por aqui, a empresa criou um modelo homônimo apenas remodelando o 206. A fórmula é a de sempre: manter as seções de lataria e alterar para-choques, grade, faróis, lanternas e painel.
Curiosamente, o projeto brasileiro chegou á Europa: entretanto, por lá ele foi batizado de 206+ e vendido como opção mais em conta em relação ao 207 local (que, vale lembrar, era novo de verdade). Isso só veio a evidenciar estratégia comercial no mínimo controversa que a Peugeot utilizou no Brasil.
5. Renault classifica Sandero e Stepway como modelos distintos
Pode conferir no site comercial da Renault: Sandero e Stepway são, ao menos para o fabricante, dois modelos distintos, mas o caso é que os dois carros, na verdade, são um só. O segundo tem suspensão elevada, para-choques mais pronunciados e motor 1.6, além de lista de equipamentos mais generosa. Já o primeiro, mais acessível, dispensa a roupagem ao estilo off-road e oferece mecânica 1.0.
O Stepway surgiu como uma versão aventureira do Sandero e, inicialmente, não escondia isso de ninguém. Mas, com o tempo, a Renault acabou separando os dois produtos. Em vão: é fácil notar que eles compartilham praticamente tudo, desde a carroceria até o interior. E olha que esse caso não é único dentro da linha, pois o fabricante também classifica a versão esportiva RS como produto à parte.
6. Chery Celer virou Tiggo2 e, agora, Tiggo 3X
Relativamente jovem no mercado brasileiro, a Chery já está adotando as estratégias comerciais da concorrência. Em 2015, antes mesmo de integrar o Grupo Caoa, a fabricante de origem chinesa lançou seu primeiro automóvel nacional: o Celer, montado em Jacareí (SP). Em 2018, esse modelo deu lugar ao Tiggo 2, que é outro pseudo-SUV.
Na prática, o Tiggo 2 é um Celer Hatch com maior altura do solo, dianteira e traseira redesenhadas e interior um pouco mais sofisticado. O motor 1.5 de até 115 cv e 14,9 kgfm é o mesmo em ambos, mas o modelo mais “novo” tem opção de câmbio automático (de quatro marchas, o que denuncia a idade do projeto). Agora, em 2021, ele sofrerá mais uma reestilização e passará a se chamar Tiggo 3X: ao menos, além da maquiagem, ele ganhará um novo motor turbo.
7. Mitsubishi Outlander Sport não passa de um ASX
Outro fabricante que deu uma repaginada em um produto já existente e o lançou como novidade foi a Mitsubishi. A marca japonesa apresenta ASX e Outlander Sport como carros diferentes, mas, grosso modo, os dois modelos são um só: o segundo, criado no ano passado, é apenas uma reestilização do primeiro.
De frente e de traseira, os dois veículos até se distinguem no visual, graças a modificações em grade, faróis, lanternas e para-choques. Porém, basta vê-los lateralmente para comprovar que se trata do mesmo projeto. Por dentro, eles também são idênticos, com direito ao emprego do mesmo painel. A mecânica, claro, é igualmente compartilhada, com o motor 2.0 de até 170 cv de potência e 23 kgfm de torque e câmbio automático CVT.
8. Ford Landau é um Galaxie mais luxuoso
Eis aqui um exemplo de que esse golpe publicitário é bem antigo. A Ford sempre classificou Landau e Galaxie como modelos distintos quando, na realidade, um é apenas a versão mais luxuosa do outro: assim como em todos os demais carros do listão, eles se diferenciavam por alguns itens de acabamento externo e interno, além dos equipamentos.
Essa grande e luxuosa gama sempre utilizou motores V8. O Galaxie chegou ao mercado com um 4.5 conhecido como Y-Block: quando o Landau, por sua vez, apareceu em 1971, essa unidade já havia crescido para 4.8. Em 1976, veio, junto com uma reestilização, um novo propulsor V8 5.0 da família Windsor. O câmbio podia ser manual ou automático, mas sempre com 3 marchas.
9. Ford rebatizou a Belina como Scala
A linha Del Rey é derivada direta do Corcel II. No caso do sedã, pelo menos havia uma carroceria específica, que se distinguia do modelo original a partir da coluna B. Entretanto, com as peruas da gama nem isso ocorria: a Scala, lançada em 1983, era exatamente como a Belina, salvo por detalhes como grade frontal, piscas e lanternas.
No interior, a Scala exibia um painel distinto e acabamento mais caprichado, provenientes do Del Rey. O caso é que isso era pouco para diferenciar os dois modelos: isso ficou evidente em 1986, quando o Corcel saiu de linha, mas a Ford manteve apenas o nome Belina para classificar a perua.
10. Chevrolet tentou dissociar Comodoro e Diplomata do Opala
Entre os carros da Chevrolet, também há modelos tratados distintamente, mas que eram carros baseados em um só projeto. Em 1976, chega o Comodoro e, em 1980, o Diplomata: ambos eram versões mais luxuosas da gama Opala, mas tinham status de produtos à parte. Diferenças de acabamento, tanto no interior quanto no exterior, definiam as personalidades dos três.
Diplomata e Comodoro não traziam logomarcas de identificação com o nome Opala e, normalmente, apareciam separadamente em peças publicitárias. O próprio mercado acabou não fazendo muito bem essa distinção, mas o fabricante bem que tentou, principalmente no início. A mesma lógica aplicava-se à perua Caravan. Os famosos motores 2.5 de quatro cilindros e 4.1, de seis, podiam equipar toda a gama.
Opala é clássico problemático? Assista ao vídeo com Boris Feldman!
- Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!
Fotos: Divulgação
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/10-modelos-carros-gourmetizacoes/