Twitter prevê desaceleração em base de usuários, mas resultado supera expectativas

09/02/2021 18h32

Por Munsif Vengattil

BANGALORE, Índia (Reuters) – O Twitter divulgou nesta terça-feira alta de 27% na base de usuários, ficando abaixo do esperado por Wall Street e alertando para uma desaceleração nos próximos trimestres, conforme o impulso gerado pela pandemia perde força.

A empresa de mídia social, que superou expectativas do mercado para receita trimestral e lucro, disse que as despesas aumentarão 25% ou mais em 2021, mas projetou que a receita total crescerá mais rápido do que os custos.

O Twitter informou que no fim de 2020 tinha 192 milhões de usuários ativos diários médios monetizáveis – expressão usada pela companhia para quantos usuários podem visualizar os anúncios. Analistas, em média, previam 196,5 milhões, segundo dados da Refinitiv.

O Twitter disse que a expansão da base de usuários refletiu melhorias no produto e eventos globais como a pandemia e as eleições nos EUA. Algumas mudanças temporárias para combater a desinformação sobre a eleição norte-americana tiveram pequeno efeito negativo no crescimento da base de usuários, disse ela.

O Twitter afirmou que o importante aumento na base de usuários relacionado à pandemia no ano passado criou desafios para ganhos futuros.

Os negócios de publicidade do Twitter se beneficiaram com os novos formatos e segmentação aprimorada de anúncios, disse o diretor financeiro, Ned Segal.

A receita total atingiu o recorde de 1,29 bilhão de dólares, aumento de 28% ano a ano. A receita de anúncios foi de 1,15 bilhão de dólares, alta de 31%. Analistas, em média, esperavam receita de 1,19 bilhão de dólares, com vendas de anúncios totalizando 1,05 bilhão de dólares.

O lucro líquido subiu para 222,1 milhões de dólares, ou 0,27 dólar por ação, de 118,8 milhões, ou 0,15 dólar por papel um ano antes. Sem eventos extraordinários, o lucro foi de 0,38 dólar por ação, ante expectativa média de Wall Street de 0,31 dólar.

O Twitter disse que espera que a receita total no atualtrimestre deve ficar entre 940 milhões e 1,04 bilhão de dólares, em comparação com estimativas de 965,14 milhões.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2021/02/09/twitter-preve-desaceleracao-em-base-de-usuarios-mas-resultado-supera-expectativas.htm