Por que o Onix vende tanto? Veja 10 motivos para o sucesso do modelo

Foram exatas 135.351 unidades vendidas em um ano para lá de complicado. O Chevrolet Onix fechou 2020 novamente como o carro mais vendido do país. Filme que se repete desde 2015, quando o hatch da General Motors assumiu a liderança do mercado brasileiro pela primeira vez e nunca mais a largou. Mas, por que o Onix vende tanto?

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Um conjunto de razões explicam o sucesso do modelo, que não titubeou nem com a chegada da nova geração, em novembro de 2019, mais moderna e com motor turbo. Desde o lançamento da primeira geração, em outubro de 2012, já são mais de 1,5 milhão de unidades do hatch produzidas. Verdade que em 2020, o número absoluto de vendas caiu 44%, acima da queda média do mercado, mas o carro parece inabalável como líder.

O Auto Papo, então, faz um raios-x do estrelato deste modelo. Tudo para a gente tentar entender responder à pergunta? por que o Onix vende tanto?

Por que o Chevrolet Onix vende tanto?

1. Motor turbo

Chevrolet Onix Plus Premier foto Alexandre Carneiro

O Chevrolet ganhou em desempenho e eficiência, especialmente em baixos giros. E ainda tem versões com o conhecido câmbio automático de seis marchas, já existente na primeira geração, mas que casou muito bem com o novo propulsor. Não obstante, as configurações turbinadas são as que mais vendem na gama Onix: 60% dos emplacamentos.

De quebra, ainda tem esse mesmo 1.0, só que na variante aspirada e de 82/78 cv, que dá conta do recado nas opções básicas da linha. E ainda é um dos mais eficientes do mercado brasileiro.

2. Economia

Pois é, além do bom desempenho, a nova família de motores CSS Prime do Onix é uma das razões para explicar porque o Onix vende tanto. Segundo os dados do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Onix 1.0 Turbo tem médias com etanol de 9,4 km/l na cidade e 11,2 km/l, na estrada, e de respectivos 13,5 e 16,0 km/l com gasolina.

O aspirado faz ainda mais bonito. As médias do Inmetro ficam em 9,9 e 11,7 km/l, com álcool, e em 13,9 e 16,7 km/l com o combustível fóssil. Com câmbio manual, os Onix turbo e aspirado recebem a nota A máxima da classificação do PBEV, tanto no geral como dentro da categoria. Só as versões automáticas é que são nota B, o que não significa alto consumo: 8,3 e 10,7 km/l (etanol) e 11,9 e 15,1 km/l (gasolina). Nada mal para se ter o conforto desse tipo de transmissão…

3. Equipamentos

central multimidia do chevrolet onix 2020 hatch

Na antiga geração, o compacto já se destacava nesse sentido, o que explica porque o Onix vende tanto desde então. Foi um dos primeiros, dentro do segmento de hatches de entrada, a oferecer câmbio automático e central multimídia, na forma da prática e eficiente MyLink. Nesta segunda geração de 2019, já chegou com o pé na porta: toda a linha veio equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração (que ainda não eram obrigatórios) e assistente à partida em rampas.

A partir da versão LT o modelo já dispõe da MyLink com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Nas variantes turbo desta mesma configuração, há chave presencial com partida do motor por botão, câmera de ré, carregador de celular sem fio e acendimento automático dos faróis. Nas versões mais caras, o Onix ainda pode receber alerta de ponto cego, ar-condicionado automático e assistente de estacionamento semi-autônomo.

Confira a avaliação do Onix hatch Premier em vídeo: é justo ele vender tanto?

4. Custo/benefício

Verdade que o Chevrolet Onix ficou (muito) caro nos últimos anos. Hoje, a nova geração do modelo parte de R$ 60.790, enquanto o Joy, a antiga geração, com motor 1.0 Família I, custa a partir de 58.290. Ganhou recentemente até versão com apelo visual esportivo, a RS (R$ 78.090).

Porém, com 10 opções de acabamento e com preços até R$ 81.990, a GM ainda consegue manter a linha do hatch competitiva para brigar tanto com os modelos de entrada do mercado (Ford Ka, Fiat Uno, Volkswagen Gol e Renault Sandero), como com os chamados compactos premium (Fiat Argo, Honda Fit, Toyota Yaris, VW Polo e Peugeot 208).

Além de sair de fábrica geralmente com equipamentos a mais que boa parte da concorência, o Onix ainda se vale de motor turbo e econômico conforme já mencionado. Sem falar nas outras virtudes – que explicaremos a seguir – que oferece pelo preço que pede.

5. Liquidez e desvalorização

chevrolet onix 2020 hatch visto a partir da traseira

Carro que vende muito costuma repetir o sucesso no setor de usados. E o Onix não é nem um pouco diferente. Está lá, entre os mais revendidos do país. Com muitas unidades na rua, a oferta é alta. Além disso, é um carro que tem fama de ser rapidamente vendido no segmento de seminovos.

A baixa desvalorização também é um dos destaques. A depreciação média da linha do hatch após um ano de uso fica entre 8% e 10%, uma das mais baixas da sua categoria e também do mercado. Mais um bom motivo para explicar porque o Onix vende tanto.

6. Manutenção

Se não está entre os mais baratos do segmento, o Onix também não assusta na manutenção. Aqui, a lógica de vender bem também tem reflexos, pois há mais peças à disposição, a custo mais baixo, além de o carro se valer de uma mecânica considerada simples.

Ao mesmo tempo, o Onix tem revisões com preço fixo ali no “meio termo”. E tanto as versões turbinadas como aspiradas equipadas com o tricilíndrico cobram mais ou menos o mesmo em cada visita periódica. Confira:

7. Rede de concessionárias

A gente costuma brincar que Chevrolet tem concessionária em tudo quanto é lugar. E isso pesa a favor para a marca e explica também porque o Onix vende tanto. São mais de 500 concessionárias espalhadas pelo país. Não só mais pontos de vendas para comprar o modelo, como também mais conveniência para fazer a manutenção para um público bem mais amplo.

8. Vendas diretas

Os críticos de plantão dirão que a liderança do Onix se baseia nas chamadas vendas diretas. Nem tanto: foram 34.255 unidades nessa modalidade de negociação, ou 25% de tudo que o hatch emplacou no ano. Ou seja, o compacto vende bem no varejo, contudo o “atacado” tem papel importante no volume de emplacamentos.

9. Tem o Joy…

chevrolet onix joy branco frente 45 detalhe

A antiga geração do Onix também dá uma mãozinha – e o diminutivo não é licença poética. O velho hatch – agora chamado de Joy e vendido em versão única com motor 1.0 com preço a partir de R$ 58.290 – responde só por 15% das vendas totais da linha Onix. Porém, isso significa cerca de 20 mil unidades, mais que o dobro do que modelos como Toyota Etios e VW Up! venderam o ano inteiro, por exemplo.

10. Efeito manada

É aquela velha história… Quando você vê muito de um determinado modelo de automóvel na rua, inconscientemente isso desperta o interesse coletivo. Muitos consumidores da categoria passam a considerar o carro para uma futura compra, e muitos desses “leads” se convertem em compra. As centenas de milhares de Onix que ganharam as ruas parecem provar essa tese.

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Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/por-que-o-onix-vende-tanto-10-motivos/