SUVs compactos mais vendidos em 2020: T-Cross salta 5 posições e supera Renegade

Nem mesmo o segmento mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos passou ileso a um 2020 tão cruel na saúde e na economia. Foram registradas 396.322 unidades de SUVs e crossovers compactos, uma retração superior a 8% frente às 432.743 unidades emplacadas em 2019. Apesar de tudo, o ano teve alguns grandes destaques.

O primeiro deles foi o T-Cross. Com números sólidos ao longo de 2020 e impulsionados pelo impressionante desempenho de julho, quando foi o modelo mais vendido no país, o representante da VW encerrou o ano como líder, registrando 60.119 unidades – em 2019, quando lançado, o T-Cross fechou o ano em 5º, com 37.081 unidades.

Novo Tracker 2020 Loja

Preferido no ano anterior, o Jeep Renegade (56.865) garantiu uma confortável vice-liderança, embora com retração acima dos 17% no período. Outro grande destaque veio da Chevrolet. Com nova geração lançada em março e agora produzida no país, o Tracker (49.372) saltou da 10ª para a 3ª posição e mostra grande potencial para brigar pela ponta ao longo de 2021, que será seu 1º ano cheio.

Líder em 2018 e 2º no ano passado, o Hyundai Creta (47.757) perdeu fôlego (-16,9%) e caiu para a 4ª posição, embora muito próximo do Tracker – ao longo do ano, o representante da marca sul-coreana ganhará uma nova (e polêmica) geração para tentar se manter entre os primeiros. Pódio no último ranking, o Nissan Kicks (36.433) fechou o top 5 em queda superior a 35%, numa retração similar à do Honda HR-V (32.511, -34,3%).

Precursor do segmento, o Ford Ecosport (24.031) – que ainda não tem previsão concreta de chegada da nova geração ao mercado – ficou fora do top 5 pelo 2º ano seguido. O desempenho, no entanto, ainda foi suficiente para mantê-lo à frente do renovado Renault Duster (19.476). Único novato no ranking, o VW Nivus foi o preferido por 16.278 compradores.

Volkswagen Nivus 2021
Renault Duster Zen 1.6 (concessionária)

Em mau momento comercial, o Renault Captur (10.870) por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para o Honda WR-V (10.600), reestilizado no 2º semestre. Único carro da Citroën que ainda apresenta desempenho comercial razoável no Brasil, o C4 Cactus (9.526) amargou queda superior a 42% e corre grande risco de ser ultrapassado pelo Caoa Chery Tiggo 5X (8.768) durante 2021.

Em geração defasada em relação ao modelo europeu, o Peugeot 2008 (4.602) também foi superado pelo Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) e caiu da 12ª para a 15ª posição. Impulsionado pela versão automática, o Troller T4 (1.301) foi um dos poucos a crescer (+5,4%). 

 

EM DEZEMBRO

O Jeep Renegade (7.877) repetiu a liderança de novembro com um crescimento de quase 40% sobre 2019 e alcançou seu novo recorde de vendas – até então, o melhor resultado do modelo havia sido registrado em dezembro de 2015 (6.976). Também com forte desempenho no mês, o VW T-Cross (7.433) ficou bem próximo.

Jeep Renegade 2020 (Oficial)

Terceiro, o Chevrolet Tracker (6.749) também teve seu mês mais forte desde a chegada ao país, embora a vantagem sobre o Hyundai Creta (6.638) tenha sido bem pequena. Em seu 1º top 5 desde o lançamento e com seu melhor resultado desde então, o VW Nivus conquistou a preferência de 4.129 consumidores, boa vantagem sobre o Honda HR-V (3.691).

Sétimo, o Ford Ecosport ultrapassou as 3 mil unidades pela 1ª vez em 2020 (3.241) e superou o Nissan Kicks (3.137), este último em seu pior mês desde julho e que por muito pouco também não perdeu o 8º lugar para o Renault Duster (3.110). Destaque negativo nos últimos meses, o Renault Captur (1.610) reagiu nas últimas semanas e voltou a figurar entre os 10 primeiros

 

Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/465420/suvs-compactos-mais-vendidos-2020-tcross/