Nesses 5 carros, você pode ser multado por excesso de velocidade

Você já deve ter lido em alguma reportagem do AutoPapo que determinado carro passa tanta firmeza em altas velocidades que até parece que está a uma velocidade menor. Isso é muito bom para ressaltar a qualidade de construção do carro, mas um perigo para motoristas distraídos.

Sim, porque você pode estar tranquilão achando que o carrão está a 80 km/h e quando se dá conta, o ponteiro já marca 120 km/h – isso muitos radares depois… Por esta razão, separamos alguns modelos, esportivos ou não, que podem fazer você levar uma multa por excesso de velocidade sem perceber.

VEJA TAMBÉM:

  • Os 5 tipos de fãs de carros mais chatos da internet
  • Radares não podem mais ficar escondidos; veja outras mudanças na fiscalização
  • Lançamentos decepcionantes: 10 carros abaixo das expectativas

Volkswagen Jetta GLi

VW jetta gli cinza

Esta variante esportiva nasceu no ano passado para por mais pimenta na linha do sedã médio. E fez isso de modo primoroso, com entrega de uma pegada mais esportiva e robusta típica da marca alemã dentro de uma proposta de conforto.

Com isso, você sente o Jetta GLi arrancar bem empurrado pelo motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm, mas as velocidades altas podem passar despercebidas.

  • VW Jetta GLI é agressivo no visual e no desempenho. Leia nossa avaliação

Contribuem para esta sensação a direção com assistência elétrica bem direta e progressiva e o câmbio automatizado com dupla embreagem, suave e preciso.

O comportamento dinâmico deixa o carro no chão e sem qualquer sensação de flutuação. Só mesmo ao passar por um buraco o acerto mais firme da suspensão pode denunciar a real velocidade em que se trafega.

Volvo S60

Volvo S60 T8 R-Design foto Alexandre Carneiro

A nova geração do sedã da marca foi uma das primeiras a mostrar que, além de carros seguros, os suecos sob gestão chinesa também são capazes de fazer carros mais divertidos do que no passado.

O S60 na versão híbrida Polestar é um pouco mais arisco que o restante da linha nas velocidades altas, que entregam o conjunto do turbo de 428 cv com o elétrico de 87 cv. Mesmo assim, a percepção a bordo é a de estar em um passeio na beira da praia.

  • Volvo S60 T8 R-Design é sedã puramente esportivo. Saiba mais aqui!

Para completar, apesar de uma suspensão mais firme, o centro de gravidade baixo com as baterias instaladas no túnel central, deixam o carro grudado no chão. Nas curvas, a carroceria torce o mínimo e nem parece que se está em um três-volumes com 4,76 metros de um para-choque ao outro.

Honda Civic Touring

honda civic touring dianteira

Quando a Honda anunciou a versão do seu sedã médio com motor turbo muita gente pensou que fosse ser uma opção mais esperta do modelo – sem ser tão arisca ou cara como a Si.

Só que o Civic Touring deixou o três-volumes mais potente, porém, com o mesmo nível de conforto que sempre caracterizou a linha.

Com isolamento acústico apurado, motor com rodar suave, caixa CVT que não berra e rigidez torcional bem equilibrada, o Civic Touring vai rodar a mais de 110 km/h e você achar que está dentro dos limites, tamanho o conforto a bordo.

Aqueles 173 cv de potência tem uma proposta que pode te enganar facilmente.

Toyota Corolla híbrido

Novo Corolla Híbrido Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Aqui outro exemplo de carro que já é confortável por natureza. Só que o conjunto híbrido da nova geração do sedã médio mais vendido do país garantiu ainda mais equilíbrio no rodar.

O resultado é que o Corolla alcança velocidades altas sem você se dar conta. Ainda mais se pisar leve e gradualmente no acelerador, com apenas o propulsor elétrico de 72 cv em ação, o que deixa tudo no mais profundo silêncio.

  • Comparamos o Civic Touring e o Corolla híbrido: veja aqui quem levou a melhor!

Mas mesmo com o motor a combustão de 101 cv como personagem principal, o modelo não denuncia a velocidade. Isso graças à direção precisa, à boa construção da carroceria e ao câmbio automático CVT, livre de trancos e imprecisões.

Sem falar na moderna arquitetura TNGA e na suspensão independente na traseira que o sedã passou a adotar. Então, Corolleiros, olho atento ao velocímetro.

Audi RS6 Avant

audi rs6

Trata-se de uma station wagon esportiva de respeito. Mas nem por isso (obrigatoriamente) bruta – a não ser que você queira. É claro que qualquer motorista, mesmo em cruzeiro, sabe que conduz um colosso de 600 cv de potência, mas na velocidade constante, acredite, é possível se enganar.

E esse escriba que você lê já testemunhou isso numa Autobahn alemã.

Pois é, estava eu ao volante de uma RS6 Avant, batendo papo com o carona e a 200 km/h permitidos nas vias expressas do país europeu com a sensação de que estava a, no máximo, 120 km/h.

Aqui, méritos principalmente da engenharia alemã, com um carro com acerto dinâmico dos mais precisos e que não faz a carroceria oscilar mesmo em velocidades absurdas.

Mas nada como dar uma pisada mais funda no pedal da direita, sentir os rins beijarem os encostos dos bancos e ouvir os pipocos do acostamento para se saber que está em uma perua nervosa e com o ponteiro do velocímetro frenético.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/carros-multa-por-excesso-de-velocidade/