-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Harley cria série especial para reviver motos que fizeram história; conheça
Arthur Caldeira
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é “louco”, anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
A Harley-Davidson apresentou, na última semana, a série especial e limitada “Icons” (ícones, em português), para homenagear modelos icônicos que ajudaram a construir a história da marca norte-americana. A coleção “Ícones” estreia com a Electra Glide Revival que revive uma das mais famosas motos de turismo da marca, lançada originalmente em 1956.
A coleção apresentará um ou dois modelos por ano, no máximo, com uma produção limitada para cada motocicleta. Segundo a Harley-Davidson, a produção desse modelo nunca será repetida. Cada unidade da Icons Collection terá um número de série e o comprador receberá um certificado de autenticidade.
O lançamento está de acordo com o plano estratégico apresentado pela empresa no início de 2021. Em resumo, a Harley-Davidson deverá focar em motos mais luxuosas e de maior valor agregado, para vender menos unidades, mas tornar a operação mais lucrativa.
“Assumimos o compromisso de apresentar uma série de motocicletas que se alinham com nossa estratégia para aumentar a atratividade e impulsionar o legado da Harley-Davidson”, disse Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley.
Carenagem “asa de morcego”
A série ícones estreia com o lançamento da Electra Glide Revival. A produção global do modelo será limitada a 1.500 exemplares numerados e está programada para chegar aos revendedores autorizados da marca no final de abril, com preço sugerido de U$ 29.199 (cerca de R$ 158.200).
O visual do modelo é inspirado na Electra Glide 1969, a primeira moto da Harley a contar com a carenagem “asa de morcego” (batwing) como acessório. A carenagem tornou-se um ícone das motos touring da marca – e foi muitas vezes imitada pela Indian e até pela BMW, com a R 1200 CL do início dos anos 2000.
Em 1969, a carenagem e os alforjes acessórios eram oferecidos apenas em fibra de vidro moldada branca, e a Electra Glide Revival reproduz esse acabamento. O medalhão de tanque inspirado na época e a inscrição Electra Glide no para-lama dianteiro completam o visual retrô.
O modelo será oferecido em um único esquema de cores inspirado no original de 1969: o tanque de combustível de dois tons em azul e preto, dividido ao meio com uma listra branca, com a cor azul nos para-lamas e painéis laterais.
“Vivemos em uma época muito dinâmica, cada um de nós experimentando mudanças constantes”, disse Brad Richards, vice-presidente de estilo e design da marca. “O modelo Electra Glide Revival é um oásis nesta turbulência diária, uma forma de se reconectar com o DNA fundamental da Harley-Davidson.”
Vale destacar também o banco solo em forma de sela com uma capa em preto e branco e uma moldura cromada, montado sobre uma mola helicoidal ajustável e amortecedor, também uma referência aos modelos FL da década de 1960. Além de ser um recurso funcional que aumenta o conforto do piloto.
Rodas raiadas de aço cromado e pneus largos com faixa branca adicionam um ar ainda mais nostálgico, assim como o cromo brilhante nos detalhes do para-lama dianteiro e do alforje, na tampa do filtro de ar e nas luzes auxiliares.
Embora seja uma reprodução do clássico de 1969, a Electra Glide Revival é cheia de tecnologias modernas, como os sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem, chamados pela Harley de Reflex Defensive Rider Systems, além da central multimídia com Apple Car Play. Para fechar o pacote clássico-moderno, o modelo usa o motor Milwaukee-Eight 114, o mais atual propulsor de dois cilindros em “V” da marca, com 1.868 cm³ e torque de sobra.
A má notícia para os fãs brasileiros da marca e harleiros de plantão é que, por enquanto, não há previsão de que os modelos da série especial Ícones venham para o Brasil.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2021/05/01/harley-cria-serie-especial-para-reviver-motos-que-fizeram-historia-conheca.htm