-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
1° carro elétrico solar de produção em série estreia em 2024
Um carro elétrico que possa recarregar sozinho a sua bateria é um sonho distante para muitos fabricantes, mas não para a startup neerlandesa Lightyear, que prometeu acelerar o projeto do primeiro carro solar a ponto de se comprometer com o desafio de iniciar a produção em série entre 2024 e 2025.
Durante uma entrevista, o CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot, confirmou não apenas o plano para a produção em massa do Lightyear One, como ainda anunciou um projeto para desenvolver uma família inteira de carros solares nos próximos anos. E acrescentou que o objetivo da empresa é ir muito além de ser uma bandeira de tecnologia e sim construir carros que possam ser utilizados no dia-a-dia.
Segundo o executivo holandês:
“Queremos avançar com modelos de produção em massa entre 2024 e 2025. Tudo para alcançar o desenvolvimento da mobilidade limpa, mas ao alcance de todos”.
O primeiro modelo da startup será o Lightyear One, um sedã elétrico de 5,05 metros de comprimento que se caracteriza pela carroceria longa e afilada. Com apenas 1,4 metro de altura, suas linhas fluidas têm como objetivo obter a melhor aerodinâmica possível, no caso, com impressionante 0,20 Cx.
Para manter o peso total em níveis aceitáveis, a Lightyear irá utilizar uma bateria não muito grande, de 60 kWh, o que segundo a empresa, aliado aos 1.300 quilos do sedã elétrico, permitirá uma autonomia de 710 quilômetros pelo padrão europeu WLTP.
Orientado pela eficiência, o One contará com soluções que a a startup afirma serem mais eficientes, como trabalhar com 4 motores elétricos, um em cada roda – uma configuração até 3 vezes mais eficiente que a montagem convencional, segundo a empresa. Destaque ainda para o contribuição de seus painéis fotovoltaicos, que possibilitarão recuperar cerca de 60 km de autonomia por dia.
O desafio está lançado, agora é conferir a evolução do projeto e sua viabilidade. As primeiras unidades de uma série limitada do Lightyear One começam a ser entregues aos clientes até o final de 2021. São 946 exemplares que custam 150.000 euros (R$ 978.000) cada.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: FCE
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/504400/carro-eletrico-solar-producao-estreia/