-
De 5G a energia: como Curitiba se tornou a cidade mais inteligente do mundo - 16/11/2023
-
HPE, de Mitsubishi e Suzuki, ampliará produção nacional e pensa em híbridos - 16/11/2023
-
Citroën faz ação de Black Friday e oferta C3 com parcelas de R$ 599 - 16/11/2023
-
Outubro: bom mês para as vendas de veículos, puxadas pelas locadoras - 16/11/2023
-
Qual iPhone escolher: 14 ou 15? - 22/10/2023
-
Como fica o mercado de carro PcD após aumento do teto - 22/10/2023
-
Governo faz vista grossa para inspeção e BMVs multiplicam nas ruas - 22/10/2023
-
Lembra do Fiat E.Torq? Fiat quase esquece de um detalhe - 22/10/2023
-
Wi-fi lento e que trava? Saiba como resolver e espalhar a conexão por toda a casa - 27/09/2023
-
Fim de Papo 2709 MAURO CEZAR AO VIVO: LUXEMBURGO É DEMITIDO DO CORINTHIANS! TITE AVISA TIMÃO QUE FECHOU COM FLAMENGO - 27/09/2023
Governo faz vista grossa para inspeção e BMVs multiplicam nas ruas
É um verdadeiro absurdo o governo não se preocupar com essas BMV que estão rodando por aí perigosamente, ameaçando a integridade física e a saúde de motoristas, passageiros e de outros automóveis. Mas eu falei BMV, não falei BMW. BMV é “Brasília muito velha”. Eu estou me referindo a esses cacarecos que rodam por aí, sem nenhuma condição de segurança, prejudicando o trânsito, porque quebra toda hora, emitindo muito mais gases nocivos do que a legislação permite e afetando os nossos pulmões.
Com os freios caindo aos pedaços, para-brisa trincado, carroceria podre e vai por aí. Mas tem solução para isso? Por que o governo é culpado? O governo é culpado porque ele não se encarregou de fazer cumprir a legislação que obriga uma inspeção técnica veicular a chamada ITV que tem que ser feita a cada dois anos em todos os automóveis.
VEJA TAMBÉM:
- Carro Mundial da Mulher coloca Kia em destaque
- Carro elétrico desafia montadoras tradicionais
- Mais um Fiat envenenado de fábrica!
Mas e por que o governo não faz essa inspeção? Porque ele tem dois problemas. Primeiro, várias empresas têm o maior interesse de montar um lugar para homologar, inspeccionar, certificar o carro, se o carro está em ordem, se pode ser registrado, se pode pagar o imposto e receber o certificado. Todas interessadas em fazer isso em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife.

Aí está tudo bem, mas não quer fazer lá no São João do Mato Preto, porque não vai ter a quantidade de carro pra dar lucro. Então o governo deveria distribuir, “olha aqui, ó dona empresa, você quer fazer em São Paulo? Tá bom, mas vai ter que fazer nessas dez cidades”. Vai pegar o filé, mas o osso. Aí é o primeiro problema porque ninguém quer.
Falta inspeção e sobram BMVs
Segundo problema: quem roda com esses carros são pessoas que fazem do carro, precisam dele como ferramenta de trabalho. E o governo sabe que obrigá-los a fazer a inspeção veicular significa vai ter que sucatear seu carro, porque para consertar vai custar mais do que do que ele vale. Então é uma medida muito impopulista, mas vai afetar gente humilde, gente que trabalha, que precisa do carro.
Como é que resolve isso? Se o governo quiser, ele faz um plano de renovação de frota. Cada carro desses que for sucateado vai gerar um crédito para que o seu proprietário compre ou um carro novo – mas esquece – um carro seminovo, um carro usado em boas condições, que seja aprovado na vistoria. Então é isso que o governo deveria estar fazendo.
Mas já tem mais de 20 anos que essa inspeção técnica veicular é obrigatória e ainda não se mexeu uma palha. Exceto uma empresa em São Paulo a Controlar, que durante alguns anos realizou essa inspecção, essa vistoria. Mas tantos foram os problemas que ela não funciona mais. Não existe vistoria em cidade nenhuma do Brasil.
E sem inspeção, as BMVs se multiplicam país afora!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/bmvs-inspecao/