-
Com foco em jogadas ofensivas, Grêmio finaliza preparação para estreia no Gaúcho - 16 mins ago
-
Atacante Ygor Catatau deixa o Vasco da Gama para defender o Vitória - 16 mins ago
-
Com Luan suspenso, Alan Empereur se diz preparado para a final da Copa do Brasil - 16 mins ago
-
Dortmund vence Monchengladbach se classifica para as semis da Copa da Alemanha - 16 mins ago
-
Com direito de disputar presidência, Leila promete “honrar votos” ao Conselho - 16 mins ago
-
Santos poupa quarteto para o clássico e tem novidades para enfrentar a Ferroviária - 16 mins ago
-
Direito de consertar: o país que tenta mudar a cultura de jogar no lixo as coisas velhas - 16 mins ago
-
Direito de consertar: o país que tenta mudar a cultura de jogar no lixo as coisas velhas - 16 mins ago
-
Telefônica faz acordo com canadense CDPQ para rede de fibra no Brasil - 16 mins ago
-
Telefônica faz acordo com canadense CDPQ para rede de fibra no Brasil - 16 mins ago
Ford quase mudou seu logotipo e o resultado ficaria bastante curioso
O ano é 1966 e a Ford estava pensando em redesenhar seu famoso logotipo do oval azul. Para manter a essência do tão conhecido desenho, a empresa norte-americana decidiu acionar o famoso Paul Rand para atualizar sua logo. Rand foi um designer gráfico de sucesso nos EUA, tendo desenhado o icônico logotipo da empresa de informática IBM, da rede de televisão ABC, entre outros.
A inspiração de Paul Rand foi a tendência moderna e elegante dos anos 60, aplicando linhas ornamentais no novo logotipo que a Ford queria na época.
VEJA TAMBÉM
- Volkswagen muda sua logomarca; veja como ficou
- Volkswagen, Jeep e Cadillac são as marcas de carros mais tatuadas
- Marcas de carros alteram seus símbolos em prevenção ao Covid19
Por que mudar o design da logotipo da Ford?
Em março de 1966, Rand apresentou sua proposta do redesign para os executivos da Ford. A ideia do designer era a atualização da imagem da Ford, que ele acreditava ser “incongruente em relação ao seu ambiente no tempo”.
Para ele, “a melhoria no design do logotipo faria uma mudança significativa no estilo enquanto retinha características de identificação significativas da marca da casa antiga.”
As atualizações estavam associadas a função, velocidade e eficiência e representariam melhor o que a Ford fez na indústria automobilística até o momento.
A renovação do Oval Azul
O novo desenho da logo da Ford teve a parte superior e inferior do oval achatados por Paul Rand. A moldura ao redor do oval também foi integrada como uma extensão da escrita ‘Ford’, que contorna o texto.
Rand também ilustrou exemplos do novo logotipo em uso na sinalização de concessionárias, artigos de papelaria, anúncios e edifícios.
Um site dedicado ao trabalho de Paul Rand para a Ford foi criado, onde hospeda todo o conteúdo da proposta da mudança do logotipo da empresa. Entre alguns argumentos de Rand:
“A marca da Ford Motor Company deve refletir a autoridade e a confiança que a empresa e seus produtos merecem. Deve parecer funcional e deve ser funcional. Não deve ser caracterizada por redemoinhos melodramáticos e floreios teatrais, mas por um franco e despretensioso, simplicidade quase desarmante, alcançada por meio de relações geométricas e ordenadas com linhas e formas simples, mensuráveis e administráveis; e que refletem a precisão das máquinas que ajudam a identificar, deve sugerir força, velocidade, eficiência e utilidade. Seja claro e conciso, com uma espécie de beleza e precisão que flui não da pena, mas do compasso e da caneta reguladora. Ela será, então, parte integrante do design da máquina, em vez de decalcomania decorativo. “
Entretanto, a Ford não aprovou o conceito da mudança proposto por Rand e seguiu usando o icônico oval azul em seus automóveis.
Veja as imagens do ‘quase novo’ logotipo que a Ford teve




Fotos Reprodução | Arquivo Paul Rand
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/ford-mudar-logo-resultado/