Ford quase mudou seu logotipo e o resultado ficaria bastante curioso

O ano é 1966 e a Ford estava pensando em redesenhar seu famoso logotipo do oval azul. Para manter a essência do tão conhecido desenho, a empresa norte-americana decidiu acionar o famoso Paul Rand para atualizar sua logo. Rand foi um designer gráfico de sucesso nos EUA, tendo desenhado o icônico logotipo da empresa de informática IBM, da rede de televisão ABC, entre outros.

A inspiração de Paul Rand foi a tendência moderna e elegante dos anos 60, aplicando linhas ornamentais no novo logotipo que a Ford queria na época.

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Por que mudar o design da logotipo da Ford?

Em março de 1966, Rand apresentou sua proposta do redesign para os executivos da Ford. A ideia do designer era a atualização da imagem da Ford, que ele acreditava ser “incongruente em relação ao seu ambiente no tempo”.

Para ele, “a melhoria no design do logotipo faria uma mudança significativa no estilo enquanto retinha características de identificação significativas da marca da casa antiga.”

As atualizações estavam associadas a função, velocidade e eficiência e representariam melhor o que a Ford fez na indústria automobilística até o momento.

A renovação do Oval Azul

O novo desenho da logo da Ford teve a parte superior e inferior do oval achatados por Paul Rand. A moldura ao redor do oval também foi integrada como uma extensão da escrita ‘Ford’, que contorna o texto.

Rand também ilustrou exemplos do novo logotipo em uso na sinalização de concessionárias, artigos de papelaria, anúncios e edifícios.

Um site dedicado ao trabalho de Paul Rand para a Ford foi criado, onde hospeda todo o conteúdo da proposta da mudança do logotipo da empresa. Entre alguns argumentos de Rand:

“A marca da Ford Motor Company deve refletir a autoridade e a confiança que a empresa e seus produtos merecem. Deve parecer funcional e deve ser funcional. Não deve ser caracterizada por redemoinhos melodramáticos e floreios teatrais, mas por um franco e despretensioso, simplicidade quase desarmante, alcançada por meio de relações geométricas e ordenadas com linhas e formas simples, mensuráveis ​​e administráveis; e que refletem a precisão das máquinas que ajudam a identificar, deve sugerir força, velocidade, eficiência e utilidade. Seja claro e conciso, com uma espécie de beleza e precisão que flui não da pena, mas do compasso e da caneta reguladora. Ela será, então, parte integrante do design da máquina, em vez de decalcomania decorativo. “

Entretanto, a Ford não aprovou o conceito da mudança proposto por Rand e seguiu usando o icônico oval azul em seus automóveis.

Veja as imagens do ‘quase novo’ logotipo que a Ford teve

ford nova marca
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Fotos Reprodução | Arquivo Paul Rand

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/ford-mudar-logo-resultado/