BLOG: Não tem pra ninguém: o PSG é o dono da França!

 

 

A 33ª rodada do Campeonato Francês começava na última sexta-feira (13) com uma expectativa: o Paris Saint-Germain já poderia ser campeão no domingo mesmo. Bastava vencer o Monaco – que era, naquele momento, o único time que poderia alcança-los em pontos. Sendo assim, para os amantes do “mata-mata”, o duelo de hoje era como se fosse uma final antecipada, quase que literalmente falando.

 

Considerando a possibilidade de uma vitória do Monaco, ainda assim, a coisa estaria longe de se complicar para os parisienses. Eles entraram em campo com 84 pontos, contra 70 do clube do Principado. Restando apenas cinco rodadas (a partir de hoje), era improvável – para não dizer impossível – uma virada de jogo. Resultado final? PSG 7-1 Monaco! Isso mesmo: sete a um… aquele placar que para muitos significa uma vergonha extrema. E foi exatamente isso que ocorreu.

 

Os atuais campeões sucumbiram de maneira melancólica. O cenário foi bem parecido com aquele fatídico jogo da Copa: com 28 minutos já tinham quatro gols apontados no placar. Os brasileiros Jorge, Jemerson e Fabinho não resistiram a força de Marquinhos, Thiago Silva e Dani Alves. Sempre lembrando que Neymar, ainda lesionado, não estava presente neste massacre. A vergonha foi tanta que, antes mesmo de dar uma hora após o jogo, a conta oficial do Monaco no Twitter publicou que devolveria o dinheiro de todos os torcedores monegascos presentes no Parc des Princes hoje.

 

Título, portanto, muito mais do que merecido. O PSG, de fato, ainda não se encontrou na Liga dos Campeões. Mas isso é uma questão de tempo. É preciso ter paciência, entender como funcionam os jogos na competição, se reforçar de forma pontual e continuar com a postura agressiva nas competições domésticas. Competições, estas, que já possuem um dono: Paris Saint-Germain Football Club.

 

 

Este é o 7º título dos parisienses na história da Ligue 1. O quinto após venda para a Qatar Sports Investments. A tendência é que venham mais. A tendência também é que o Campeonato Francês vire, a cada temporada, um laboratório para o time de Paris continuar “treinando” para conseguir chegar onde quer na principal competição internacional de clubes do planeta. Este objetivo, a cada dia, se torna mais sólido. Na França, nada mais afronta o PSG!

 

 

O QUE AINDA RESTA?

 

A Ligue 1, como já até disse mais acima, há algum tempo já tinha uma liderança mega consolidada do PSG. E isso vem desde o início da competição. Sendo assim, os times “humanos” – que possuem orçamento dentro da normalidade e jogam com o oMatic desligado, acabam tendo que buscar outros incentivos para continuar seguindo de cabeça em pé. Neste momento, há uma briga das mais interessantes por vagas na próxima edição da Liga dos Campeões.

 

A 1ª e 2ª posições na tabela já dão vaga direta. O PSG já tem uma delas. O segundo lugar, hoje, é ocupado pelo Monaco, que soma 70 pontos. A terceira colocação também dá a possibilidade para o time disputar a Liga dos Campeões, mas ele precisa despachar dois adversários nas fases de eliminatórias da competição, forçando a temporada deste clube a começar com força máxima, sem poder deslizar ainda mesmo nas primeiras semanas. Este terceiro lugar, hoje, é ocupado pelo Lyon, com 66 pontos. Esta é a mesma quantidade somada pelo Marseille, que fica atrás pelo saldo de gols. Atualmente, o OM está se classificando para a Liga Europa, com larga distância para o 5º colocado, Rennes – que soma poucos 47 pontos, 19 de distância.

 

 

O que isso significa? Veremos Monaco, Lyon e Olympique de Marseille brigando até a última rodada por estes pontos. Há uma diferença considerável entre a 2º e 3º colocação e o 4º lugar parece apenas um prêmio de consolação. Para completar a festa da disputa, há mais coisas em jogo. O PSG já venceu a Copa da Liga Francesa (que também dá vaga ao campeão para a Liga Europa), isso permite ao 5º colocado da Ligue 1 também fazer parte da competição internacional.

 

Existe a possibilidade do Paris também vencer a Copa da França, que atualmente encontra-se em fase de semifinais. Se isso ocorrer, as vagas de Liga Europa se estenderão do 4º ao 6º do Campeonato Francês, fazendo com que o 4º colocado termine a temporada de forma broxante, já que sua luta foi praticamente em vão – até mesmo pela diferença entre os concorrentes logo abaixo.

 

Há ainda mais um cenário bem plausível de acontecer. O Marseille disputa a semifinal da Liga Europa. Se vencer a competição, também garante vaga na próxima Liga dos Campeões. Isso significaria mais uma abertura de vaga para a Liga Europa na Ligue 1, podendo até mesmo o 7º colocado ir em disputa. Se a competição acabasse hoje, considerando o cenário do PSG campeão de tudo e o Marseille vencendo a Liga Europa (lembrando que a final deste torneio será na França, em Lyon), os classificados hoje seriam:

 

1º PSG (Liga dos Campeões)
2º Monaco (Liga dos Campeões)
3º Lyon (fase de eliminatórias da Liga dos Campeões)
4º Marseille (Liga dos Campeões)
5º Rennes (Liga Europa)
6º Nice (Liga Europa)
7º Montpellier (Liga Europa)

 

 

 

E O REBAIXAMENTO?

 

Essa parte também segue em franca disputa na Ligue 1. O lanterna Metz só escapa por um milagre. Atualmente, com 25 pontos, é o franco favorito a terminar como lanterna. Na frente dele, em penúltimo, vem o Troyes, com 29. Em antepenúltimo, vaga em que dá oportunidade de disputar um play-off com o 3º colocado da Ligue 1, está o Lille, somando os mesmos 29 pontos do Troyes. Acima da zona de rebaixamento, até o 13º colocado sofre relativo perigo: Toulouse (30), Strasbourg (34), Caen (35), Amiens e Angers (ambos com 37). A chance é real de termos times importantes com Lille ou Toulouse sendo rebaixados. Não é por menos. A temporada de ambos é vexaminosa.

 

SEGUNDONA BEM DEFINIDA

 

Enquanto isso, na Ligue 2, a coisa parece bem encaminhada também. O Reims, atual líder, tem um jogo a menos e já soma 75 pontos. O time do brasileiro Diego Rigonato (número 10 na foto abaixo), 3º melhor assistenciador da competição, é líder isolado e em breve já poderá confirmar o título. Atrás dele, vem o surpreendente Nîmes, com 64 pontos, time do artilheiro da competição, Umut Bozok, que já marcou 24 vezes. Atualmente na zona de play-offs de ascensão está o Ajaccio, com 63 pontos. Ele seria o time a enfrentar, hoje, o Lille para ver quem subiria e quem desceria ou se simplesmente se manteriam em suas divisões.

 

 

Na sequência, o Lorient ainda tem chances de atrapalhar a vida do Ajaccio. Com um jogo a menos, os Merlus somam 56 pontos e ainda podem chegar, assim como Clermont (55) e Châteaurroux (54). Um detalhe assustador é o Nancy. O tradicional time da região leste francesa está em antepenúltimo lugar da segundona. Hoje, faria um play-off de rebaixamento contra o terceiro colocado da National (equivalente a terceira divisão da França). Situação das mais complicadas e que pode causar uma queda terrível, que já foi experimentada por outros times que frequentaram a primeira divisão em um passado recente, como Le Mans, Grenoble e Évian, por exemplo.

 

Na França, enfim, as coisas vão tomando contornos de fim de temporada. Obviedades a parte, estamos acompanhando uma competição de altíssimo nível e que tende a seguir melhorando a cada temporada. Enquanto as decisões pelas vagas não se resolvem, os times já começam a ver lá na frente, afinal de contas, a caça ao PSG continua na próxima temporada.

 

 

Twitter: @FilipeDidi
Mail: 
[email protected]

 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/sportv/blogs/especial-blog/cest-le-foot/post/nao-tem-pra-ninguem-o-psg-e-o-dono-da-franca.html