Saiu de linha? Sim, mas há 5 razões para comprar Ford Ka e EcoSport

Antes que você peça para o pessoal do Auto Papo me internar para um tratamento psiquiátrico, leia com calma esta lista. A Ford acabou de falar que não produz mais veículos algum no Brasil e, com isso, o Ka saiu de linha bem como o EcoSport.

VEJA TAMBÉM: 

  • Ford deixa de produzir de veículos no Brasil: entenda
  • Em 2019, Ford já havia fechado fábrica no ABC paulista
  • Fábrica da Ford em Camaçari é disputada por montadoras chinesas

Mesmo assim, existem motivos para quem gosta da marca não ter medo de comprar o hatch, o sedã ou o SUV enquanto eles ainda existem nos estoques. Não acredita? Então leia o listão!

Ford Ka saiu de linha, assim como o EcoSport: por que comprá-los?

1. Descontos

Em avaliação, Ford Ka Sedan mostra que motor 1.5 e câmbio automático têm ótimo desempenho; preço da versão Titanium é alto.

Pois é, o defunto nem esfriou e os concessionários trataram de baixar os preços dos modelos em estoque. Um dos motivos para comprar Ka e EcoSport agora é justamente o abatimento, que em algumas lojas já passa dos 10%. A reportagem fez um levantamento de preços dos três modelos em 15 revendas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.

Em todas elas Ka, Ka Sedan e EcoSport eram oferecidos com redução. O hatch na versão S 1.0, que tem preço sugerido de R$ 51.990, é ofertado em lojas por entre R$ 47 mil e R$ 48 mil. Na SE Plus 1.5, de R$ 62.890, achamos um exemplar com pintura sólida por R$ 56 mil. No sedã, a variante SE Plus 1.5 automática, que na tabela pede R$ 68.490, é negociada em diferentes concessionárias por R$ 61.500.

No caso do EcoSport, a versão Freestyle com motor 1.5 e câmbio automático de seis marchas custa oficialmente a partir de R$ 93.390. Porém, nas promoções é encontrada por R$ 85 mil. No andar de baixo tem condição boa para a SE 1.5 AT por R$ 79 mil (ante R$ 85.490 na tabela). E no andar de cima, com a invocada e cara Storm 2.0, que era vendida por R$ 115.190 e agora pode sair por R$ 105 mil.

Mas você vai perguntar, com razão, sobre a desvalorização. Aí valem aquelas regras do mercado de seminovos. Se você vai ficar com o Ford Ka ou o EcoSport por três ou mais anos, essa desvalorização natural de automóvel que saiu de linha se esvai. E com esses abatimentos, há uma compensação a mais para essa depreciação que os veículos venham a sofrer.

2. Facilidade de peças

ford ecosport 3314

Carros de volume têm uma ótima vantagem: oferta grande de peças, sejam elas genuínas ou do mercado de reposição. Com a facilidade de entregar componentes, os preços caem. Além disso, a Ford sempre se destacou pela cesta de peças mais em conta nos segmentos do hatch, do sedã e do utilitário esportivo.

Ford Ka saiu de linha, mas isso não deve trazer dificuldades para a manutenção (e o mesmo vale para o EcoSport): Boris Feldman explica em vídeo! 

  • Confira mais vídeos no canal do AutoPapo no YouTube!

Um jogo de pastilhas original de freio para o Ka, da Bosch, custa entre R$ 80 e R$ 100. Um kit de velas de ignição NGK para o EcoSport 1.5, por sua vez, pode ser encontrado por preços entre R$ 60 e R$ 75.

Ok, vamos para itens mais complexos. A bomba de combustível completa para a linha Ka, por exemplo, tem preços de R$ 450 a R$ 600. O kit da suspensão traseira do Eco, com amortecedor, coxim, batente e coifa, é encontrado por valores médios de R$ 300.

3. Pós-venda

ford ecosport 3335

A rede de concessionárias, obviamente, vai encolher. As lojas da Ford terão menos produtos de imediato, todos mais caros que Ka e EcoSport: o mais barato será a Ranger (que não saiu de linha, pois é importada da Argentina) com cabine simples e motor turbodiesel 2.2 por R$ 154.090…

Porém, como hoje são mais de 250 concessionárias, mesmo que perca metade disso, ainda será uma distribuição de respeito e com bastante revendas espalhadas. Aliado à tradição da marca, isso significa facilidade para quem precisa fazer manutenção também.

Além disso, para os carros 0 km, as revisões, se não estão entre as mais baratas dos seus respectivos segmentos, também não estão entre as mais caras. Porém, fique atento às visitas de 40 mil e 60 mil km do Eco. Confira:

4. Liquidez

Outro motivo para comprar Ka e EcoSport é que os dois modelos “giram” bem no mercado de seminovos e usados. Ou seja, não ficam muito tempo pegando poeira na loja. São veículos que são vendidos rapidamente. Versões como a Freestyle do Eco e a SE Plus, do Ka, tendem a ter liquidez melhor ainda.

Para dar um exemplo, o Ford Ka foi o sétimo veículo usado mais negociado do país em 2020, com mais de 237 mil unidades – isso contabiliza também a geração anterior do modelo -, e esse cenário não deverá mudar radicalmente porque o modelo saiu de linha.

5. Conjunto mecânico

Em avaliação, Ford Ka Sedan mostra que motor 1.5 e câmbio automático têm ótimo desempenho; preço da versão Titanium é alto.

A Ford sempre se destacou em ter motores bons. Zetec, Sigma, Duratec… Com a gama compacta, a marca norte-americana caprichou neste “fim de vida”. Os modelos usam opções de propulsores da linha Dragon, considerados por muitos como o melhor três-cilindros do mercado.

Ka e Ka Sedan podem ser equipados com o 1.0 12V de 85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm a 3.500 rpm e o 1.5 12V de 136/128 cv e 15,3 kgfm a 4.750 rpm. O Eco usa o mesmo 1.5, só que com potência de 137/130 cv e torque de 15,6 kgfm a 4.500 rpm. A versão topo de linha Storm do SUV é a mais nervosa e divertida, com o 2.0 quatro cilindros aspirado da família Duratec, com injeção direta, 176/170 cv e 22,5/20,6 kgfm.

O bom é que a Ford abandonou a problemática transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift, que deu dor de cabeça à maioria dos proprietários. No lugar, entrou o câmbio automático por conversor de torque e seis marchas, que caiu com uma luva nos motores Dragon.

Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/saiu-de-linha-5-razoes-comprar-ford-ka-ecosport/