Russa Valentina Tereshkova, 1ª mulher cosmonauta, é vacinada contra Covid-19

09/03/2021 23h07

Moscou, 9 mar (EFE).- A primeira mulher cosmonauta da história, a russa Valentina Tereshkova, foi vacinada contra a Covid-19, conforme foi anunciado nesta terça-feira pelo presidente da Duma (Câmara Baixa), Vyacheslav Volodin.

Tereshkova, que completou 84 anos no último sábado, teria sido inoculada com a vacina russa Sputnik V, assim como outros cinco milhões de russos.

“Valentina Vladimirovna foi vacinada”, disse Volodin, que ficou satisfeito com o fato da lendária cosmonauta ter “anticorpos”, de acordo com a agência “RIA Novosti”.

Tereshkova, que é deputada do partido do Kremlin, tornou-se, em 16 de junho de 1963, a primeira mulher a voar para o espaço a bordo da Vostok 6.

Há alguns anos, ela surpreendeu os russos ao expressar seu desejo de voar para Marte, mesmo que a viagem fosse apenas de ida.

Desde 1963, apenas três outras mulheres russas conseguiram entrar no cosmos, a última delas, Yelena Serova, em 2014.

Há um ano, ela ganhou as manchetes ao propor uma emenda à Duma para que o presidente russo, Vladimir Putin, pudesse permanecer no poder até 2036, o que foi aprovado pela Câmara Baixa.

Tereshkova decidiu se vacinar assim que as pesquisas, de acordo com o Centro Levada, mostraram que 62% dos russos se opõem à Sputnik V.

Não ajudou a encorajar os russos a recusa do presidente, Vladimir Putin, de se vacinar até o segundo semestre do ano, argumentando que aguarda as três vacinas russas – Sputnik V, EpiVacCorona e CoviVac – completarem seus testes clínicos.

No entanto, na semana passada, o governo russo insistiu que quer vacinar a maioria dos cidadãos do país – quase 147 milhões de pessoas – “antes do outono (no hemisfério norte)”.

A Rússia é o quarto país do mundo com o maior número de casos de coronavírus – 4,3 milhões -, atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/efe/2021/03/09/russa-valentina-tereshkova-1-mulher-cosmonauta-e-vacinada-contra-covid-19.htm