Qual o melhor SUV para a cidade? Veja 27 modelos até R$ 150 mil

O maior argumento – ou a maior desculpa – de quem compra um sport-utility (SUV) é a altura mais elevada para encarar os buracos nos maltratados asfaltos em qualquer canto do país. Mas, será que só o porte de utilitário esportivo é o suficiente para encarar buracos, valetas e quebra-molas (lombadas)? Com tantos modelos no mercado, vamos te mostrar os melhores modelos para a cidade.

VEJA TAMBÉM:

  • Sem grana para um SUV compacto? Veja 10 hatches aventureiros
  • O que é SUV? Conheça o tipo de carro mais desejado do Brasil
  • SUV a diesel vale a pena para economizar na alta dos combustíveis?

Selecionamos os crossovers até R$ 150 mil, considerando sempre o preço inicial para destrinchar a linha. E levantamos, além de informações básicas de conjunto mecânico, dados importantes para saber se o SUV é bom para a cidade, ao encarar esses obstáculos urbanos. Consideramos números de vão livre do solo e os ângulos de ataque e de saída.

O que é altura do solo?

Chamado ainda de vão livre, é a distância entre o chão e o assoalho do carro. Quanto mais alta a medida, maior a facilidade de o carro passar por buracos, quebra-molas e valetas sem raspar a base. Desta forma, melhor será a capacidade do veículo de passar por esses “obstáculos” sem danificar a parte de baixo.

O que é ângulo de entrada?

Também conhecido como ângulo de ataque, é a medida entre o para-choques e a roda dianteiros. Mostra o grau máximo que o carro pode passar por um obstáculo, como quebra-molas ou valetas, sem raspar ou bater a parte mais inferior da frente do veículo.

O que é ângulo de saída?

Aqui é a medida desde o para-choques até a roda traseiros. Mostra a angulação máxima possível para o carro sair de um obstáculo sem acertar o fundo posterior do veículo.

Classificação: Qual o melhor SUV para a cidade?

Em cada veículo listado, trazemos o “Índice AutoPapo para Encarar a Buraqueira”, com classificação de uma (ruim) a cinco (bom) estrelas para você conferir qual o melhor SUV para a cidade.

Caoa Chery Tiggo 2

caoa chery tiggo 2
  • Preços: de R$ 68.690 a R$ 88.190
  • Motor: 1.5 16V de 115/110 cv
  • Câmbio: manual de cinco ou automático de quatro marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18,6 cm
  • Ângulo de ataque: 23° (AT) e 24° (manual)
  • Ângulo de saída: 32°

Caoa Chery Tiggo 5x

tiggo 5x 2021 dianteira reestilizacao 5
  • Preços: de R$ 101.790 a R$ 117.390
  • Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
  • Câmbio: automatizado de seis marchas de dupla embreagem
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 15 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 30°

Caoa Chery Tiggo 7

caoa chery tiggo 7 17
  • Preço: R$ 129.990
  • Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
  • Câmbio: automatizado de seis marchas de dupla embreagem
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 16 cm
  • Ângulo de ataque: 25°
  • Ângulo de saída: 30°

Chevrolet Tracker

chevrolet tracker premier 2021 azul dianteira
  • Preços: de R$ 92.850 a R$ 126.830
  • Motores: 1.0 12V turbo de 116 cv e 1.2 12V de 133/132 cv
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 15,7 cm e 16,1 cm (versões LTZ e Premier)
  • Ângulo de ataque: 17°
  • Ângulo de saída: 28°

Confira a avaliação do novo Chevrolet Tracker!

Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
  • Preços: de R$ 96.490 a R$ 122.990
  • Motor: 1.6 16V de 118/115 cv e 1.6 16V turbo de 173/165 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 22,5 cm
  • Ângulo de ataque: 22°
  • Ângulo de saída: 32°

Confira a avaliação do Citroën C4 Cactus 

Honda WR-V

honda wr v 2021 3 1
  • Preços: de R$ 86.900 a R$ 98.600
  • Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20,7 cm
  • Ângulo de ataque: 21°
  • Ângulo de saída: 30,1°

Honda HR-V

honda hr v 2021 na estrada 3
  • Preços: de R$ 107.500 a R$ 150.300
  • Motores: 1.8 16V de 139/140 cv e 1.5 16V turbo de 173 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com opção de sete marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 17,7 cm
  • Ângulo de ataque: 20,1°
  • Ângulo de saída: 29,7°

Hyundai Creta

hyundai creta smart plus 1 6 at 2
  • Preços: de R$ 80.490 a R$ 115.990
  • Motores: 1.6 16V de de 130/123 cv e 2.0 16V
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 19 cm
  • Ângulo de ataque: 21°
  • Ângulo de saída: 28,4°

Hyundai ix35

hyundai ix35: Listamos os SUVs sem controle de estabilidade que ainda são vendidos - o equipamento de segurança se tornará obrigatório em breve!
  • Preço: R$ 122.990
  • Motor: 2.0 16V de 167/157 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 17 cm
  • Ângulo de ataque: 28,1°
  • Ângulo de saída: 26,9°

JAC T40

t40 cvt 67
  • Preços: de R$ 82.990 a R$ 92.490
  • Motores: 1.5 16V de 127/125 cv e 1.6 16V de 138 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 23°

JAC T50

jac t50 2021 cinza visto de frente
  • Preços: de R$ 105.490 a R$ 109.990
  • Motor: 1.6 16V de 138 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 19,6 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 29°

JAC T60

jac t60 2020 estrada
  • Preços: de R$ 120.990 a R$ 124.990
  • Motor: 1.5 16V turbo de 168 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Ângulo de ataque: 21°
  • Ângulo de saída: 20°

Jeep Renegade flex

jeep renegade limited 010
  • Preços: R$ 84.590 a R$ 128.490
  • Motor: 1.8 16V de 139/135 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18 cm
  • Ângulo de ataque: 27°
  • Ângulo de saída: 31°

Jeep Compass flex

compass na estrada
  • Preços: de R$ 135.990 a R$ 172.990
  • Motor: 2.0 flex de 166/159 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20,6 cm (Sport), 20,9 cm (Longitude) e 21,1 cm (LImited)
  • Ângulo de ataque: 15,8° (Sport) 16,2° (Longitude e Limited)
  • Ângulo de saída: 30,8° (Sport), 31° (Longitude e Limited)

Kia Sportage

kia sportage 2020 5
  • Preços: de R$ 139.990 a R$ 199.990
  • Motor: 2.0 16V de 167/156 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18,2 cm
  • Ângulo de ataque: 17,5°
  • Ângulo de saída: 24,6°

Mitsubishi ASX

2020 mitsubishi asx 3
  • Preço: R$ 125.990
  • Motor: 2.0 16V de 170/160 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 21,5 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 32°

Mitsubishi Outlander Sport

mitsubishi outlander sport 2021 cinza frente
  • Preços: de R$ 136.990 a R$ 153.990
  • Motor: 2.0 16V de 170/160 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira ou integral sob demanda
  • Vão livre do solo: 21,5 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 32°

Nissan Kicks

nissan kicks 2022 exclusive azul 26
  • Preços: de R$ 90.390 a R$ 119.890
  • Motor: 1.6 16V de 114 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 28°

Peugeot 2008

Peugeot 2008 Allure
  • Preços: de R$ 84.990 a R$ 116.490
  • Motor: 1.6 16V de 118/115 cv e 1.6 16V turbo de 173/165 cv
  • Câmbio: automática de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 29°

Confira a avaliação do Peugeot 2008

Renault Duster

novo duster 2021 11
  • Preços: de R$ 85.090 a R$ 102.890
  • Motor: 1.6 16V de 120/118 cv
  • Câmbio: manual de cinco ou automático CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 23,7 cm
  • Ângulo de ataque: 30°
  • Ângulo de saída: 34,5°

Renault Captur

renault captur bose tem opção de câmbio automático AT4
  • Preço: R$ 113.990
  • 1.6 16V de 120/118 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 21,2 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 31°

Suzuki Jimny

suzuki jimny forest agua
  • Preços: de R$ 100.990 a R$ 119.990
  • Motor: 1.3 16V de 85 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Tração: traseira, com 4×4 e reduzida
  • Vão livre do solo: 20 cm e 26,8 cm (Sport Forest)
  • Ângulo de ataque: 35° (4All), 45° (4Sport), 37° (4Work) e 47° (Sport Forest)
  • Ângulo de saída: 27° (4All), 32° (4Sport), 27° (4Work) e 34° (Sport Forest)

Suzuki Jimny Sierra

novo suzuki jimny sierra
  • Preços: de R$ 133.990 a R$ 153.990
  • Motor: 1.4 16V de 108 cv
  • Câmbio: manual de cinco ou automático de quatro marchas
  • Tração: traseira com 4×4 e reduzida
  • Vão livre do solo: 21 cm
  • Ângulo de ataque: 37°
  • Ângulo de saída: 49°

Suzuki Vitara

suzuki vitara 4sport 9
  • Preços: de R$ 114.990 a R$ 158.990
  • Motores: 1.6 16V de 126 cv e 1.4 16V turbo de 146 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira ou 4×4 sob demanda
  • Vão livre do solo: 18,5 cm
  • Ângulo de ataque: 20°
  • Ângulo de saída: 29°

Suzuki S-Cross

suzuki sx4 s cross
  • Preços: R$ 149.990 e R$ 162.990
  • Motor: 1.4 16V turbo de 146 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: 4×4 sob demanda
  • Vão livre do solo: 20,5 cm
  • Ângulo de ataque: 20°
  • Ângulo de saída: 30°

Volkswagen Nivus

volkswagen nivus highline 2021 cinza dianteira
  • Preços: R$ 94.290 e R$ 107.990
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 17,6 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 26,1°

Confira a avaliação do Volkswagen Nivus!

Volkswagen T-Cross

vw t cross 200 tsi at alexandre carneiro 8
  • Preços: de R$ 102.550 a R$ 134.050
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv e 1.4 16V de 150 cv
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 19,1 cm
  • Ângulo de ataque: 20,7°
  • Ângulo de saída: 30,1°

Confira a avaliação do Volkswagen T-Cross

SUV compacto não é compra racional: assista ao vídeo com a análise de Boris Feldman!

Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/melhores-suvs-para-a-cidade-150-mil/