Presença de negros é recorde na comunicação das marcas, diz estudo

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

19/06/2023 18h01Atualizada em 19/06/2023 19h03

A presença de negros na comunicação das marcas nas redes sociais registrou um recorde ano passado entre os principais anunciantes do país.

Este foi um dos principais resultados da 5ª edição do estudo “Diversidade na Comunicação de Marcas em Redes Sociais”, realizado pela plataforma Buzzmonitor, ao lado da consultoria Elife e da agência SA365.

O que diz o levantamento

Segundo o estudo, a presença de negros nas publicações nas redes sociais dos 20 maiores anunciantes do país registrou aumento de 9 pontos percentuais desde a última edição, saltando de 44% para 53% em 2022.

O número, entretanto, ainda está abaixo da proporção de negros na sociedade brasileira. Segundo o IBGE, 56% dos brasileiros se consideram pretos ou pardos.

A análise identifica a presença dos grupos minoritários na publicidade brasileira e estudou mais de 24 mil posts no Instagram, Facebook e Twitter.

As publicações foram feitas pelas 20 empresas que mais investem em publicidade no Brasil, seguindo o ranking Agências Anunciantes, de Meio Mensagem.

O report aponta que Casas Bahia, Benegrip, Dove, Seda e Buscopan foram as que se destacaram na participação de pessoas negras em sua comunicação digital.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

UOL - O melhor conteúdo

Só assinantes do UOL podem comentar

Ainda não é assinante? .

Se você já é assinante do UOL, .

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.

Responder Respostas ({{ comment.reply_count }}) Excluir Denunciar

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/06/19/presenca-de-negros-e-recorde-na-comunicacao-das-marcas-diz-estudo.htm