-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Nova Ford Ranger Raptor 2023 terá motor com mais de 400 cv; veja flagra
Considerada uma das versões mais desejadas do portfólio da Primeiro aconteceu nos Estados Unidos, em fevereiro, e agora se repete na Tailândia.
O país do sudeste asiático é considerado referência na produção de picapes médias e concentra quase 50% de seu mercado justamente neste segmento. Muitas montadoras mantém centros de desenvolvimento na região e com a Ford não é diferente. O time tailandês da marca trabalhou ativamente no projeto da atual Raptor e deve repetir participação nesta nova geração. Não por acaso, a fábrica de Rayong é a única do mundo a produzir a versão esportiva da picape.
Apesar dos disfarces, o protótipo das fotos deixar escapar detalhes que facilmente entregam se tratar de uma versão voltada para performance. Entre eles, destaque para pneus específicos para off-road, moldura plástica nas caixas-de-roda, maior distância em relação ao solo e para-choque com entradas de ar específicas na dianteira. O design será agressivo, como na Raptor atual, para fazer jus à proposta fora-de-estrada.
Mecanicamente, muitas novidades são aguardadas. A começar pelas opções de motorização, que na nova geração serão duas: motor 3.0 V6 biturbo a gasolina de 405 cv e 57,4 kgfm (emprestado do Explorer ST) e 3.0 V6 turbodiesel de 253 cv e 60,8 kgfm (usado na F-150). Em ambos os casos, a transmissão será automática de 10 marchas. Para efeito de comparação, a Ranger Raptor atual adota propulsor 2.0 turbodiesel de 213 cv.
O sistema de tração também será específico e contará com diversos modos de condução, variando de acordo com o terreno (areia, lama, neve, cascalho). A suspensão também receberá ajustes apropriados para acompanhar a proposta mais esportiva, também seguindo a receita da versão atual. O lançamento global é aguardado para 2022 ou, no máximo, 2023. A variante Raptor virá logo na sequência das configurações tradicionais.
Para o Brasil, a Ranger continuará vindo importada da Argentina. Por lá, a Ford anunciou recentemente o investimento de US$ 580 milhões para modernização da fábrica de Pacheco. Fica a expectativa para que, desta vez, a Raptor finalmente seja oferecida no mercado nacional.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/497804/nova-ford-ranger-raptor-2023-flagra-motor/