Mais uma baixa na linha Ford: Mondeo também vai sair de linha

O Mondeo está com dias contados, pois a Ford anunciou até a data em que ele deixará de ser produzido: março de 2022. O Mondeo se despedirá do mercado após uma trajetória de 28 anos, quatro gerações e 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Em comunicado, a Ford fala sobre o futuro de sua fábrica em Valência, na Espanha, revelando que o sedã Mondeo será ‘reformulado’ a partir de março de 2022, por conta da alta demanda pelos SUVs. Entretanto, a empresa disse que os monovolumes Galaxy e S-Max continuarão a ser produzidos.

VEJA TAMBÉM

  • Bronco, Ranger Black, Transit e Mustang Mach 1: Boris comenta Ford no Brasil em 2021
  • Ford vai importar EcoSport na Argentina e define futuro de concessionárias
  • Ford Edge pode sair de linha em 2023 sem deixar sucessor

Fim de linha

Porém, sites especializados, como o Razão Automóvel, acreditam que em breve a Galaxy e a S-Max também sairão de linha. No lugar deles, a Ford deverá lançar um crossover.

A possibilidade de o sucessor do Mondeo ser um SUV também é alta, uma vez que a Ford pretende ter uma gama de utilitários esportivos elétricos a partir de 2030. Vale lembrar que outros modelos, como o sedã Fusion também saíram de linha globalmente devido à nova estratégia de mercado do fabricante.

História do Ford Mondeo

Lançado em 1993, o Ford Mondeo chegou na Europa para substituir o Sierra, apostando em linhas mais arredondadas e na tração dianteira (o Sierra ainda adotava tração traseira). Em 2014, o modelo passou a compartilhar da mesma plataforma do Fusion.

No Brasil

Em 1995, o Ford Mondeo desembarcou no Brasil, importado da Bélgica. O objetivo da Ford era que ele substituísse o Versailles, que sairia de linha em 1996 devido ao fim da Auto Latina. O modelo também chegou ao país com a carroceria staton-wagon.

ford mondeo 1997 02

Em 2006, o Ford Mondeo deixou de ser importado para o mercado brasileiro. Porém, continuou à venda normalmente na Europa, onde ainda é produzido. Por enquanto.

Fotos: Ford | Divulgação

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/curta/ford-mondeo-sair-de-linha/