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Harley-Davidson apresenta linha 2021; modelo mais ‘barato’ custa R$ 90 mil
Arthur Caldeira
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é “louco”, anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
A Harley-Davidson anunciou a linha 2021 para o mercado brasileiro. Sem grandes novidades, como a elétrica Livewire ou a aventureira Pan America 1250, chama a atenção o fato de que a Harley mais “barata” à venda no Brasil passa a ser a Low Rider S que tem preço sugerido a partir de R$ 90.500.
Afinal, os modelos da linha Sportster, como a Iron 883 e a Iron 1200, os mais acessíveis e que eram a porta de entrada para as motos da marca norte-americana saíram de linha no Brasil e em todo o mundo.
De novo mesmo, além dos altos preços, apenas a lendária Fat Boy 114, além de algumas atualizações nos modelos bagger da família Touring, como a Street Glide Special, Road Glide Special e Road King Special.
Vale destacar ainda que todas as motos Harley 2021 serão equipadas com o pacote tecnológico que a marca chama de RDRS Safety Enhancements que inclui controle de tração, de frenagem e outros sistemas eletrônicos para aumentar a segurança do condutor.
A nova tabela de preços 2021 da Harley reflete a alta do dólar. Embora a maioria dos modelos, exceto os da linha CVO, sejam montados no Brasil, muitas peças e componentes são importados e sofrem reajustes em função da desvalorização do Real.
Fat Boy cromada
Nem mesmo a Fat Boy 114 traz tantas novidades assim. Exceto pela etiqueta de preço, que parte de R$ 104.150 para a cor preta, a moto do “Exterminador do Futuro” trocou o acabamento em metálico acetinado pelo bom e velho cromado.
O motor ainda é o Miwaulkee-Eight 114, que tem dois cilindros em “V” e 1.868 cm³ de capacidade. O torque máximo é de 16,11 kgf.m já a 3.000 rpm, mas a potência, como de costume, não é divulgada pela Harley.
Baggers em dois tons
Na linha de baggers, ou seja, as motos Touring que trazem apenas malas laterais, a grande novidade para 2021 é a adoção da pintura em dois tons. A mais em conta da linha é a Road King Special, com preço a partir de R$ 110.100.
A Street Glide Special (a partir de 127.400) e a Road Glide Special (R$ 129.950) também podem ser adquiridas com roupagem em dois tons, com acréscimo de cerca de R$ 3 mil no valor final.
Todas usam o motor de 114 polegadas cúbicas (1.868 cc) e contam com um completo sistema de infotainment, com suporte para Android Auto e Apple Car Play. Além de todos os controles eletrônicos desenvolvidos pela Harley.
Os modelos 2021 da Harley-Davidson já estão chegando às concessionárias da marca no País. Aliás, como parte do plano de reestruturação mundial da empresa, o número de revendedores no Brasil caiu de 26 para 19 de 2020 para cá.
O fechamento de diversas concessionárias ensejou boatos de que a marca estivesse saindo do Brasil, o que foi desmentido pela empresa. A Harley, inclusive, já confirmou sua participação no Salão Duas Rodas 2021.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2021/03/19/harley-davidson-apresenta-linha-2021-modelo-mais-barato-custa-r-90-mil.htm