Ford EcoSport e Ka seguem com alta desvalorização no mercado

A fechamento das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

VEJA TAMBÉM:

  • Fracassos da Ford: conheça 5 carros que ajudaram a afundar a marca
  • Multinacionais que fecharam fábricas no Brasil: 5 casos incluindo o da Ford
  • Saíram de linha? Sim, mas ainda há 5 razões para comprar Ford Ka e EcoSport

De acordo com relatório da KBB, que analisou os preços dos últimos veículos nacionais da Ford entre os últimos meses de dezembro e fevereiro, o que sofreu menor desvalorização foi o Ka hatch. Na outra ponta, o EcoSport apresentou a maior depreciação. Confira os números:

Por sua vez, a Mobiauto, start-up do segmento automotivo, também analisou os preços do Ford EcoSport e da linha Ka ao longo de aproximadamente um ano, entre 2020 e 2021. Porém, essa pesquisa refere-se a versões específicas. Os números também revelam menor desvalorização para o hatch compacto; entretanto, indicam que o mais depreciado é o Sedan:

A Mobiauto ainda comparou os preços dos modelos da Ford aos de outros veículos dos respectivos segmentos. Surpreendentemente, o Ka, nas configurações hatch e Sedan, sofreu desvalorização semelhante à da concorrência. Já o EcoSport Freestyle foi, disparado, o que mais perdeu valor: enquanto tal versão depreciou 8,94% em um ano, o índice dos rivais Chevrolet Tracker LT e Jeep Renegade Longitude ficou, em média, em 3,04%.

Ápice da desvalorização para Ford EcoSport e Ka

Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, não se assusta com a desvalorização do Ford EcoSport e da linha Ka. Ele explica que é normal que os carros sofram uma depreciação mais acentuada logo após saírem de linha. Contudo, pondera que, com o passar do tempo, a tendência é que a perda de valor volte ao nível normal:

Quando um carro sai de linha, o mercado dá uma balançada”

Para Garbossa, Ford Ka e EcoSport são produtos já consolidados no mercado, com milhões de unidades vendidas ao longo das últimas décadas. Justamente por isso, tendem a continuar com boa aceitação mesmo após saírem de linha. “Tem muita gente que gosta desses carros”, sintetiza.

  • Você viu? Listão mostra os 10 carros que menos desvalorizaram em 2020 
ford ka 10 branco de frente foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
Em avaliação, Ford Ka Sedan mostra que motor 1.5 e câmbio automático têm ótimo desempenho; preço da versão Titanium é alto.

O analista cita os exemplos de carros como Chevrolet Celta, Volkswagen Parati e Fiat Palio, que não são mais fabricados, mas ainda têm grande procura no mercado de usados. Porém, ele lembra que os três modelos já passaram por um período de desvalorização mais acentuada.

Momento ruim para vender

Garbossa orienta os donos de Ford Ka e EcoSport a não se assustarem com o período de queda. Ele acredita que os proprietários devem aguardar pela estabilização dos preços e desaconselha a venda desses veículos agora: isso porque serão eles que arcarão com a desvalorização mais acentuada.

Por outro lado, o especialista acredita que o momento é favorável para adquirir os modelos no mercado de usados: “Para comprar, talvez seja a oportunidade de procurar uma boa oferta”, conclui.

  • Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!

Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/ford-ecosport-ka-alta-desvalorizacao-mercado/