Veja 7 marcas de carros que mudaram seus símbolos nos últimos anos

Você já reparou que os fabricantes de automóveis têm focado na renovação de seus emblemas? Se pegarmos os últimos dois anos, sete montadoras modificaram suas marcas e tipologias de suas respectivas identidades visuais.

Só para ficar nos derradeiros meses, a Kia fez um espetáculo de drones pirotécnicos nos céus da Coreia do Sul e a Nissan reservou a mudança de símbolo para seu SUV 100% elétrico. Recentemente, foi a vez de a Peugeot redesenhar o seu leão, que foi beber nos escudos do passado.

O que é melhor é que todas estas renovações vêm acompanhadas das justificativas do pessoal de branded and content. E eles são bastante criativos na hora de explicar o que aquele símbolo representa e transmite…

VEJA TAMBÉM:

  • O que significam as logomarcas de 10 montadoras? Veja aqui!
  • Por que a Vemaguet, carro brasileiro, tem as quatro argolas da Audi?
  • 10 carros que viraram piada: eles nos fizeram rir por variados motivos

Peugeot

concessionaria peugeot com nova marca
concessionaria peugeot com antiga marca

Depois de 10 anos, o leão voltou para a jaula. É que a empresa francesa resgatou o formato de brasão da sua marca, com o felino – todo moderninho e arrojado – dentro de uma espécie de escudo. Um estilo muito usado pela montadora entre as décadas de 1940 e 1960. Acima do animal, a fonte diferente com o nome da marca.

Essa é 11ª versão do emblema em mais de 170 anos de história do fabricante de automóveis – a empresa tem mais de 210. A marca foi desenvolvida pelo Peugeot Design Lab, e entra no lugar do leão em pé – cujas maldosas línguas diziam que ele avisava, com um gesto devido à posição das patas, de que o cliente da montadora iria se ferrar…

Segundo a Peugeot, trata-se de “um emblema que transmite identidade, atemporal, universal e multicultural. Um sinal distintivo, um símbolo de pertencimento, de reconhecimento. Sinônimo de prestígio, segurança, longevidade e linhagem”.

A empresa completa: “com este brasão, a marca Peugeot parte rumo à conquista de novos territórios, acelera sua abertura internacional, exporta o estilo e o savoir-faire franceses, bem como a arte de viver à francesa”.

Nissan

concessionaria nissan com nova marca
frontier 2020 eua

Em 2019, a Nissan aderiu à tendência de marcas mais limpas e minimalistas, tal qual a Volkswagen havia feito. A mudança do símbolo trouxe fontes mais finas e trocou o efeito meio 3D antigo – conseguido por sombras e linhas mais grossas – por um estilo bidimensional. O círculo e o retângulo horizontal nas extremidades foram mantidos, só que agora o nome “quebra” as bordas.

O emblema estreou no SUV elétrico Ariya e deve estar na próxima geração da linha de esportivos Z – provavelmente o 400Z. Para o Brasil, era aguardado no renovado Kicks, mas o crossover compacto manteve o símbolo antigo.

Kia

novo logo da kia preto em fundo branco
fogos desenhando novo logotipo da kia no ceu
kia logo emblema

A Kia fez um estardalhaço para apresentar sua nova marca. E isso não é exagero. Foram usados 305 pirodrones, que dispararam fogos de artifício em Incheon, na Coreia do Sul, para celebrar a mudança da marca e tipologia. Ao mesmo tempo, mudou o slogan: Movement that inspires (“Movimento que inspira”) no lugar de The power to surprise (“O poder de surpreender”, em tradução livre).

O novo emblema da empresa sul-coreana usa tipologia que remete a uma assinatura feita à mão e com as letras interligadas. O símbolo estará nos próximos lançamentos previstos para 2021, como a futura geração do Sportage, o renovado sedã Cadenza e um SUV elétrico derivado do Ioniq5.

General Motors

nova logo gm
gm sede shutterstock

A GM mudou seu escudo no embalo da estreia da campanha global Everybody in, que definirá os próximos lançamentos eletrificados da montadora – o conglomerado automotivo promete não ter mais modelos de passeio a combustão até 2030.

Os tons de azul do símbolo, classificados como “vibrantes” pelo fabricante, seriam para “evocar o céu limpo de um futuro com zero emissão e a energia da plataforma Ultium” – esta, a arquitetura 100% elétrica do grupo automotivo.

  • GM dispensa 600 funcionários e explica por quê

As bordas são arredondadas e a fonte está em letras minúsculas, que seria uma referência à inclusão.

Segundo a GM, “o sublinhado do ‘m’ conecta-se aos logotipos GM anteriores, bem como representa visualmente a plataforma Ultium. E dentro do espaço negativo do ‘m’ está um aceno para a forma de um plugue elétrico”… Enfim, foi a primeira grande mudança na marca desde 1964. De lá para cá, as modificações eram sutis, como sombras ou fontes mais grossas.

Volkswagen

concessionaria vw nova logomarca
emblema vw grade 1

Em setembro de 2019, a alemã apresentou globalmente sua nova marca, o que provocou reações controversas iniciais. Isso porque o “V” e o “W” continuam em sua tradicional disposição, só que as fontes e a moldura ficaram muito mais finas. Além disso, o “W” deixou de encostar na parte inferior do círculo.

O emblema começou a ser usado no Brasil no Nivus, lançado em meados do ano passado. “O novo design marca o início de uma nova era para a Volkswagen. Ao formularmos novos conteúdos e com novos produtos, a marca está passando por uma transformação fundamental em direção a um futuro com emissões neutras para todos”, justificou o membro do Board de Vendas da Volks, Jürgen Stackmann.

Fiat

fiat strada 2021 freedom cabine plus 24
nova fiat strada volcano cinza 13
grade carro fiat suv utilitario esportivo

A italiana não sossega muito tempo com seus escudos, que mudou novamente em 2020. Segundo palavras da própria empresa – hoje parte do Grupo Stellantis -, a nova tipologia com o nome do fabricante “está mais conectada, informal, leve, democrática, inclusiva e próxima ao consumidor”…

Juntamente com a nova marca, a companhia voltou a adotar o Fiat Flag, as quatro barrinhas diagonais tradicionais que tinham sido abandonadas nos anos 1990. Agora, elas trazem as cores verde, branco  vermelho, em alusão à cor da bandeira da Itália. O emblema começou aqui pela nova Strada e já foi adotado nas linhas Argo e Cronos.

Na carona, a Fiat mudou também (um pouco) o slogan: “a paixão move”. Apesar de falar do reforço na italianidade dos produtos com a flag, a marca continua abusando dos termos em inglês para batizar as versões de acabamento de seus produtos: Endurance, Drive, Precision, Ranch…

BMW

novo logo bmw
Coluna C do SUV BMW X2

Pela primeira vez em mais de duas décadas a BMW mudou a sua marca. Aqui, a empresa alemã vai na contramão de outros fabricantes ao adotar um desenho mais tridimensional. A mudança se concentra na moldura circular, que ficou transparente. O objetivo é deixar em evidência a cor de fundo em qualquer superfície onde o emblema seja usado.

As cores azul e branco em forma de bandeiras ao centro da marca continuam. O emblema, contudo, não será usado nos modelos da BMW, apenas em peças de comunicação online e offline.

“O novo logotipo de comunicação significa abertura e clareza, e está voltado para os desafios e oportunidades da digitalização para as marcas. Com restrição visual e flexibilidade gráfica, estamos nos equipando para a grande variedade de pontos de contato na comunicação em que a BMW estará presente no futuro”, justificou o chefe de marcas do Grupo BMW, Jens Thiemer.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/marcas-de-carros-mudaram-simbolos/