Esgotado, Aston Martin de James Bond custou R$ 22 mi e não pode sair à rua

Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos – com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

22/12/2020 07h00

(SÃO PAULO)A Aston Martin começou a entregar as primeiras unidades do DB5 Goldfinger Continuation, réplica do carro que apareceu no filme homônimo de James Bond – e que, portanto, tem dispositivos funcionais, como placas rotativas (usando os números de licença vistos no filme), defletor traseiro à prova de balas, faróis com metralhadores (que não são de verdade), sistema de spray de óleo e cortina de fumaça.

Ao todo serão 25 exemplares (um para cada filme da franquia), todos já vendidos para clientes na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. Cinco já estão prontos e serão destinados aos seus compradores, que embora tenham desembolsado £ 3,3 milhões (R$ 22,8 milhões) pelo carro não poderão usá-lo na rua, devido aos “acessórios” que simulam as armas do agente secreto.

Cada unidade é feita artesanalmente na fábrica da Aston Martin, em Newport Pagnell, na Inglaterra. Mais de 4.500 horas foram gastas construindo cada exemplar, usando painéis de carroceria originais e um motor 4.0 de seis cilindros em linha, de 290 cv.

No interior dos carros há um radar e um telefone embutido na porta do motorista. Por questão de segurança, não foi incluído o assento ejetor; contudo, o painel do teto pode ser removido para simular tal efeito. O DB5 Goldfinger Continuation foi projetado com a ajuda do especialista em efeitos especiais do 007, Chris Corbould.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/mora-nos-classicos/2020/12/22/esgotado-aston-martin-de-james-bond-custou-r-22-mi-e-nao-pode-sair-a-rua.htm