De 5G a energia: como Curitiba se tornou a cidade mais inteligente do mundo

Eu sou curitibano. É um prazer enorme Curitiba levar esse prêmio por conhecer toda a história e todos que participaram. Fiquei extremamente feliz. O prêmio é uma questão de Justiça. Curitiba já devia ter ganho muito antes
Pedro Bório, embaixador do Brasil em Barcelona

Esta foi a primeira vez que a capital paranaense recebeu o prêmio e a quinta vez que ficou entre as seis cidades mais inteligentes do mundo.

No ano passado, Curitiba bateu na trave com a proposta de segurança alimentar e nutricional baseada na agricultura urbana. Em 2019, o projeto era o Vale do Pinhão. No anterior, a cidade foi finalista em outra categoria, a de Ambiente Urbano, com o projeto de Agricultura Urbana Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes da cidade.

“Eu quero que as lições de Curitiba sigam para o Brasil e brasileiros. É através das cidades que o mundo será modificado essa é a lição desse prêmio Smart City Mundial”, comemorou o prefeito Rafael Greca (PSD)

Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

A Bright Cities, empresa que diagnostica a eficiência das cidades e indica soluções para melhorá-las, foi uma das empresas que trabalhou a serviço de Curitiba. Raquel Cardamone, especialista em Cidades Inteligentes e CEO da companhia, explica que o resultado premiado foi construído ao longo de anos.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/11/16/de-5g-a-energia-como-curitiba-se-tornou-a-cidade-mais-inteligente-do-mundo.htm