Facebook investirá US$1 bi no setor de notícias após disputa com Austrália

24/02/2021 14h47

(Reuters) – O Facebook prometeu nesta quarta-feira investir pelo menos 1 bilh√£o de d√≥lares no setor de not√≠cias nos pr√≥ximos tr√™s anos, dias ap√≥s um impasse com o governo australiano sobre o pagamento a meios de comunica√ß√£o por conte√ļdo.

O compromisso da rede social segue o investimento de 1 bilhão de dólares do Google no ano passado, conforme os gigantes da tecnologia estão sob escrutínio por causa de seu modelo de negócios e da proliferação de desinformação em sua plataforma.

O Facebook restaurou na ter√ßa-feira as p√°ginas de not√≠cias australianas, encerrando um ‘blecaute’ sem precedentes de uma semana ap√≥s obter concess√Ķes do governo sobre uma proposta de lei que exigir√° que os gigantes da tecnologia paguem √†s empresas de m√≠dia tradicionais por seu conte√ļdo.

Em um blog que detalha sua versão, o Facebook disse que a proibição de notícias estava ligada a um mal-entendido da relação entre a empresa e os editores de notícias.

A empresa tamb√©m reconheceu que alguns conte√ļdos n√£o noticiosos foram inadvertidamente bloqueados quando proibiu todo o conte√ļdo noticioso.

O Facebook disse nesta quarta-feira que j√° investiu 600 milh√Ķes de d√≥lares na ind√ļstria de not√≠cias desde 2018.

A empresa de m√≠dia social adicionou que est√° em negocia√ß√Ķes ativas com editores de not√≠cias na Alemanha e na Fran√ßa para um acordo para pagar pelo conte√ļdo de seu produto de not√≠cias.

(Reportagem de Ayanti Bera e Munsif Vengattil em Bangalore)

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2021/02/24/facebook-investira-us1-bi-no-setor-de-noticias-apos-disputa-com-australia.htm