Conheça o Bluelink, o novo sistema de conectividade da Hyundai

A Hyundai anunciou, nesta segunda-feira, 26, a chegada do sistema de carro conectado da marca no Brasil. Trata-se do Bluelink, que estará disponível inicialmente nos modelos 2022 do hatch HB20. A solução tecnológica tem foco em cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção a roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro.

Inicialmente, os consumidores brasileiros poderão utilizar o pacote de maneira gratuita (por seis meses). Após o período, os serviços do Bluelink terão mensalidade de R$ 29,90.

LEIA MAIS

  • Quem precisa de toda essa tecnologia no automóvel?
  • Hyundai HB20 2022 chega ao mercado com mais airbags
  • Hyundai lança Creta de 7 lugares: novo SUV se chama Alcazar

A Vivo Empresas foi escolhida como parceira da Hyundai para o Bluelink. A companhia é a responsável pela solução de dados que permitirá a comunicação entre Data Center, Central de Atendimento e App Bluelink, além de funcionalidades exclusivas de conectividade para o universo veicular.

Segurança e assistência ao motorista

Estão disponíveis no Bluelink a notificação automática de colisão e a assistência 24 horas. A primeira delas envia um sinal automático à Central SOS Bluelink quando os airbags do veículo são acionados. O atendente é informado imediatamente de que se trata de um acidente grave e passa a ter acesso à localização exata do veículo.

O profissional também é responsável por coordenar o envio de uma ambulância para socorrer as vítimas. O operador ainda tentará estabelecer contato com os ocupantes do veículo até a chegada do resgate.

Sobre a assistência 24 horas, o proprietário do modelo equipado com Bluelink pode solicitar assistência de emergência em todos os dias e horários do ano, pressionando apenas o botão SOS, localizado no espelho retrovisor interno. Um operador treinado atenderá o chamado e enviará o serviço de guincho ao local.

O serviço já é gratuito para todos os clientes HMB no primeiro ano de uso dos modelos feitos em Piracicaba, e passa a ser paga a partir do segundo ano. Mas, no caso dos usuários do Bluelink, a assistência 24 horas já está inclusa no pacote de serviços e não tem custo extra adicional.

Prevenção ao roubo e conveniências

Em prevenção ao roubo, o Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso de roubo do veículo, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS Bluelink, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação.

É possível ainda solicitar que a central bloqueie o veículo para novas partidas após o carro ter sido desligado. Isso impedirá que o automóvel seja reiniciado até que a polícia chegue ao local. Em outra situação, toda vez que alguém forçar ou abrir as portas e o alarme disparar, uma notificação aparecerá imediatamente no smartphone do usuário.

Já os serviços de conveniências do sistema de carro conectado da Hyundai oferecem uma série de funções remotas que podem ser acessadas pelo App Bluelink. Entre os destaques estão:

  • o acionamento do motor a distância através da função Partida Remota do Motor, que permite climatizar a cabine com o ar-condicionado;
  • travar ou destravar todas as portas;
  • abrir e fechar janelas;
  • acionar pisca-alerta; e
  • alarme.
motorista com celular na mao ativando a hyundai bluelink com hb20 branco no fundo

Ainda na função conveniências, está disponível o Find My Car, que permite a localização do veículo em todo território nacional. No mesmo recurso, o condutor tem acesso à uma lista de concessionários Hyundai, restaurantes, postos de combustíveis entre outros pontos de interesse.

Alertas e cuidado com o Hyundai

A partir do recurso alertas, o usuário pode definir um limite de velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado.

O Bluelink oferece ainda um outro recurso chamado Alerta de Valet, em que é possível determinar distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida, e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada. Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do equipamento.

Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o App Bluelink.

Nesse serviço é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, o que é ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais confortável, conveniente e segura.

Valor do Bluelink

O Bluelink faz sua estreia no Brasil na família de compactos HB20 e será item de série nas versões:

  • HB20 Sport TGDI 1.0 AT;
  • HB20 Diamond TGDI 1.0 AT;
  • HB20S Diamond TGDI 1.0 AT;
  • HB20X Diamond 1.6 AT; e
  • HB20X Diamond Plus 1.6 AT.

O sistema de carro conectado também será oferecido como item opcional, com preço sugerido de R$ 1.400, a partir das versões Evolution 1.0 MT das configurações hatch e sedã, e da versão Evolution 1.6 AT do aventureiro HB20X. Todas as versões mencionadas serão comercializadas já no modelo 2022, que chega às concessionárias desta terça.

Nessa atualização, a configuração Diamond Plus, para HB20 eHB20S, deixa o portfólio da montadora, que tem, a partir de agora, a Diamond como topo de linha.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/bluelink-hyundai-conectividade/