Celular quebrado, geladeira queimada: como mandar eletrônicos para a reciclagem


Guia de Compras: como reciclar eletrônicos — Foto: Ready Made/Pexels

Mandar produtos eletrônicos, pilhas e eletroeletrônicos para a reciclagem é uma tarefa mais simples que se possa imaginar. Não importa o tamanho: pode ser celular, chapinha de cabelo, notebook ou até mesmo geladeira e lavadora de roupas.

Em todo o Brasil, mais de 4.000 pontos de recebimento estão preparados para iniciar o processo chamado de logística reversa, que envolve coletar resíduos para reaproveitamento ou descarte de forma correta, sem poluir o meio ambiente.

Isso tudo sem custos para o consumidor que vai se livrar de um produto que não usa mais ou está quebrado.

Os pontos de coleta são gerenciados pelas prefeituras – conhecidos como ecopontos – e por entidades ligadas à indústria e aos fabricantes de eletrônicos, que recolhem o material e enviam para o destino certo.

♻️ Como enviar um eletrônico para reciclagem?

Encontrar um ponto de coleta é o primeiro passo – eles podem estar localizados em lojas, supermercados, farmácias e nos ecopontos das prefeituras.

Coletor de lixo eletrônico da Green Eletron — Foto: Divulgação

Os sites das entidades fornecem listas com todos os locais de entrega de eletrônicos e eletroeletrônicos, com busca por cidade ou CEP.

  • Para eletrônicos e eletrodomésticos em geral, visite o site da Abree (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento).
  • Para pilhas e eletrônicos portáteis, como celulares, visite o site da Green Eletron (http://greeneletron.org.br/localizador).
  • Para lâmpadas, visite o site da Reciclus (https://reciclus.org.br/onde-descartar/)

Depois disso, é só selecionar um endereço e levar o produto para a logística reversa.

Os principais fabricantes de eletrônicos também conta com serviços de coleta de produtos usados para envio para reciclagem.

“O lixo eletrônico não deve ser encaminhado para a coleta seletiva ou acabar no lixo comum, para não gerar problemas para o meio ambiente”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

📺 Posso mandar para reciclagem itens grandes, como TVs, geladeiras e máquinas de lavar?

A recomendação da Abree é que o consumidor leve esse tipo produto até o ecoponto mais próximo.

Se isso não for possível, por conta do tamanho, as entidades ou até mesmo os fabricantes podem fazer essa coleta de forma agendada e gratuita.

Os sites das entidades fornecem essas informações para a retirada, assim como as páginas dos principais fabricantes de eletrônicos.

“Muitas marcas também oferecem recursos associados de entrega de um produto novo com a coleta do antigo”, explica Nilson Maestro, presidente da Abree.

Também vale checar com a prefeitura local sobre as operações de “cata-bagulho” que recolhem esses eletroeletrônicos maiores.

🔋Também posso reciclar as pilhas?

As pilhas comuns ou recarregáveis não devem ser descartadas junto com o lixo comum nem com a coleta seletiva tradicional. “Quando isso acontece, é um risco para a natureza e para a saúde humana, já que seus componentes podem contaminar o meio ambiente”, comenta Brescansin, da Green Eletron.

Segundo a entidade, estão disponíveis mais de 1.250 pontos para coleta de pilhas e eletrônicos em todo o Brasil – chamados de “pontos de entrega voluntária”.

🌎 O que ocorre depois que envio o produto para reciclagem?

Segundo Maestro, da Abree, os equipamentos são levados para uma central de consolidação e triagem, que vai separar os produtos por tipo.

“Depois disso, eles seguem para a indústria de manufatura reversa, que vai separar as peças por tipo de material”, diz o executivo. Essa parte do processo envolve mais de 50 parceiros especializados.

Após a separação, os materiais são enviados para reciclagem ou descartados da maneira ambientalmente correta. “Plástico e metais voltam para a indústria, retornando para o processo produtivo”, conclui Maestro.

Baterias e pilhas também passam pelo processo de desmonte e reciclagem, sem ir para o lixão ou aterros das grandes cidades.

Pilha recarregável: g1 testa para ver como é a duração

Pilha recarregável: g1 testa para ver como é a duração

Veja a seguir uma lista de 10 produtos eletrônicos selecionados pelo Guia de Compras que contam com materiais reciclados na sua fabricação, como plásticos, vidro ou alumínio.

Os preços dos produtos iam de R$ 200 (mouse Microsoft) a R$ 12.000 (celular dobrável Samsung Galaxy Z Fold5) nas lojas on-line consultadas em agosto.

Acer Vero AV 15
Amazon Echo Pop
iPhone 14 Plus
Notebook Dell XPS 13 Plus
JBL Clip4 Eco
Logitech Brio 500
Mouse Microsoft Ocean Plastic
Nokia G60
Galaxy Z Fold5
Ultimate Ears Wonderboom

Veja vídeos do Guia de Compras:

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 

Fonte: https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/tecnologia/celular-quebrado-geladeira-queimada-como-mandar-eletronicos-para-a-reciclagem.ghtml