Caixa automatizada sai do mercado depois de 13 anos

Caixa automatizada sai do mercado depois de 13 anosCaixa automatizada sai do mercado depois de 13 anos

A transmissão automatizada de embreagem única desaparece do mercado nacional, 13 anos depois de ser lançada pela Chevrolet na Meriva Easytronic. O último modelo que a oferecia no Brasil, o Fiat Cronos com motor de 1,35 litro e caixa GSR de cinco marchas, agora pode ser comprado apenas com caixa manual. A versão de 1,75 litro oferece transmissão automática de seis marchas.

A caixa automatizada surgiu na Europa no fim dos anos 90 em carros esportivos como Ferrari, Alfa Romeo e Maserati, com o objetivo de oferecer mudanças automáticas (em geral por meio de comandos no volante) sem o peso e o consumo de energia da caixa automática tradicional. Com o tempo, a solução foi aplicada a carros mais simples como alternativa econômica para obter conforto no uso urbano.

Tal economia na produção vinha da simplicidade do sistema, que aplica um mecanismo automático de mudanças de marcha e de acionamento da embreagem, mantendo a caixa manual. Por não haver conversor de torque, o desempenho e o consumo de combustível do carro com caixa automatizada ficam bem próximos aos do modelo manual.

Caixa automatizada sai do mercado depois de 13 anosCaixa automatizada sai do mercado depois de 13 anos

Qual a desvantagem? A primeira é que, assim como um motorista trocando marchas, o sistema requer algum tempo de aceleração interrompida, o que pode levar à sensação de um “soluço”, sobretudo a quem está habituado à transição suave da caixa automática tradicional. Além disso, o sistema está sujeito ao desgaste natural da embreagem, cuja substituição pode ser mais complexa que em um modelo manual.

Logo após a Meriva Easytronic de 2007, problemática e de vida breve, a Fiat lançou seu sistema Dualogic em 2008 no Stilo (acima), o primeiro a oferecer comandos de mudanças manuais junto ao volante. A fábrica de Betim, MG, logo espalhou o recurso por grande parte de sua linha, tendo equipado com ele até o novo Uno (incluindo botões seletores em vez de alavanca) e o Mobi, este já com a transmissão renomeada GSR.

Outras marcas que aderiram à caixa automatizada foram Volkswagen com o sistema I-Motion e Renault com o Easy’R. No sistema da francesa, assim como naquele usado no Volkswagen Up, o mecanismo de mudanças era apenas elétrico e não eletro-hidráulico. Mais tarde a Chevrolet aplicou o mesmo princípio ao Agile Easytronic, também de vida curta.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

Fonte: https://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/caixa-automatizada-sai-do-mercado-depois-de-13-anos/