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Avaliação: VW Polo GTS, mas pode chamar de mini Golf
Faz 26 anos que a Volkswagen do Brasil deixou de usar a sigla GTS (Gran Turismo Sport). Ao ouvir essas três letras, imediatamente vem à mente o ronco do motor e a esportividade que elas representam.
A sigla voltou, agora no Polo GTS. Polo, aliás, que foi por meses o carro mais vendido da categoria em 2023 e continua entre os líderes. A boa surpresa está embaixo do capô, com o motor 1.4 TSI turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que vem acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o AQ 250, mesmo do Jetta mas com acerto esportivo. Arrancada rápida é com ele mesmo, acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge velocidade máxima acima de 207 km/h.
Assim que foi apresentado, todos brincavam chamando o Polo GTS de mini Golf, pois ele traz características do irmão maior tanto físicas como nas respostas do motor.
Para fazer trocas de marcha mais rápidas, o câmbio foi recalibrado, assim como a suspensão recebeu amortecedores e molas mais firmes e barra estabilizadora mais grossa.
Olhando por fora, observamos mudanças na dianteira, com os novos faróis IQ.Light, cuja principal diferença quando comparado aos de LED, é a tecnologia que ele traz embarcada, pois os feixes de luz conseguem impedir o ofuscamento dos demais motoristas.
Mais uma novidade são as rodas aro 18″, de série, com freios a disco nas quatro rodas. Além disso, a grade traz friso vermelho exclusivo dessa versão, para-choque igual ao Polo GTI europeu, saída dupla de escape e logo GTS alinhado ao novo símbolo da volkswagen, no centro.
No interior, vem com novo volante esportivo, com a base reta, revestido em couro com as costuras em vermelho. Aliás, elas também aparecem no painel e combinam com os novos bancos esportivos. A central multimídia é a VW Play, com carregador por indução e espelhamento sem fio do celular.
O porta-malas tem boa capacidade para o porte do carro, acomodando 300 litros na configuração original e 1.071 litros com os bancos rebatidos.
Quando olhamos para o mercado de hatches compactos, o Polo é o único a ter uma versão com motor diferente dos 1º turbo presentes na concorrência.
E para ser seu, basta desembolsar R$ 149.990.
Fonte: https://carsughi.uol.com.br/2023/09/avaliacao-vw-polo-gts-mas-pode-chamar-de-mini-golf/