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Harley-Davidson chuta o balde e levanta poeira com a Pan America 1250
Conhecida por seus clássicos modelos estradeiros de grande porte, a Harley-Davidson “chutou o balde” em uma guinada que levantou poeira, lançando sua primeira big trail batizada de Pan America 1250 em duas versões. Ambas com o inédito motor Revolution Max de 1.252 cm3, equipado com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, que conservou a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, porém, com inclinação de 60 graus.
As versões Standard e Special se diferenciam no emprego da eletrônica: suspensão semiativa e recursos de assistência à pilotagem adicionais vês apenas na Special. O visual também chutou o balde, mas é quase idêntico para as duas,com uma exótica carenagem frontal que abriga o conjunto óptico, com farol retangular horizontal, composto por uma bateria de LEDs.
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A Pan America 1250, ainda como protótipo, apareceu em 2018, dentro do programa de expansão da marca, chamado de New Roads, ou novos caminhos. O planejamento visava lançar diferentes modelos com o tecnológico motor Revolution Max e suas variações. Porém, a estratégia global mudou junto com novas diretrizes internas.
O lançamento da naked Bronx 975 foi abortado, restando uma custom cruiser 1250 para 2021, e a big trail Pan America 1250, que vai encarar um segmento inexplorado pela marca, repleto de “cachorros grandes” tradicionais no mercado mundial, como a BMW GS 1250, a Triumph Tiger 1200 (deve ser renovada em breve), a Ducati Multistrada 1260 e a KTM 1290 Adventure, por exemplo.
Briga com a balança
Todos esse modelos são comercializados no Brasil: a Pan America 1250 deve desembarcar por aqui em 2022. Para enfrentar a “pedreira”, buscar novos consumidores e reverter o dogma que os modelos da marca só andam no asfalto (embora a marca já tenha flertado com a poeira no passado), a Harley-Davidson usou as mesmas armas da concorrência na concepção da Pan America 1250.
Para reduzir peso, fator valioso em uma big trail, além de afastar o estigma da obesidade dos modelos estradeiros da marca, a engenharia da Harley-Davidson desenvolveu um quadro compacto, com 1580 mm de entre eixos: o motor é parte central integrante, aparafusado diretamente na seção dianteira e no sub-quadro, eliminando os tubos extras. Além disso, o braço da suspensão traseira é em alumínio e oferece escape em titânio como acessório.
Na balança, a Harley-Davidson Pan America 1250 Standard acusa 228 kg a seco e 242 kg em ordem de marcha, enquanto a versão Special atinge 239 kg e 254 kg, respectivamente. A diferença está nas rodas em liga leve no modelo Standard, enquanto a Pan America Special tem a opção de rodas raiadas, mais apropriadas para o fora-de-estrada, calçadas com pneus sem câmara (desenvolvido em colaboração com a Michelin), para pisos mais radicais. Porém, a medida da roda dianteira é de 19 polegadas, mais para asfalto do que para terra. Na traseira a medida é de 17 polegadas de diâmetro.
O modelo Special conta também com adicionais de cavalete central, barras de proteção do motor, peito de aço (em alumínio), protetores de punhos e amortecedor de direção.
Coração da Harley-Davidson Pan America 1250
Ao contrário dos modelos dos modelos Touring, Softail, CVO e Sportster da linha tradicional, em que a marca olimpicamente omite os dados de potência, revelando apenas o torque, na Pan America 1250, a Harley-Davidson fez questão de enfatizar “ambos os dois”. O novo motor Revolution Max 1250, montado nas instalações de Pilgrim Road Powertrain da marca, em Wisconsin, EUA, entrega bons 152 cv a 8.750 rpm e um vigoroso torque de 13,1 kgfm a 6.750.
Os cilindros ficam ligeiramente deslocados, com intervalo de ignição de 90 graus. Entretanto a eletrônica dá mais uma forcinha na otimização do desempenho com o controle variável de válvulas, mudando o tempo de abertura (duas de admissão e duas de exaustão por cilindro) para oferecer mais torque em baixos giros e mais potência em alta.
Além disso, a versão Standard conta com quatro modos de pilotagem padrão: Road, Sport, Rain e Off-Road e mais um personalizável, Off-Road Plus. O modelo Special tem ainda os modos adicionais e também personalizáveis, Custom Off-Road e Custom Off-Road Plus para um fora de estrada casca grossa. Porém, nestas situações, o radiador de óleo muito baixo fica vulnerável.
Cada modo de pilotagem padrão faz a combinação dos níveis de entrega de potência e interferência do freio motor, controle de tração e freios ABS de curvas. Os modos personalizáveis permitem ao piloto combinar ao seu modo, os níveis de atuação dos sistemas, montando a preparação da “a sua moto”. Toda a operação é realizada através de comandos no punho direito do guidão.
Suspensão da Harley-Davidson Pan America 1250
A versão Special tem suspensão eletrônica semi-ativa Showa. Na dianteira, garfo invertido com tubos de 47 mm e 190 mm de curso. Na traseira, sistema mono, também com 190 mm de curso. O sistema eletrônico detecta o peso do piloto, passageiro e bagagem, além da velocidade e inclinação, para se ajustar automaticamente em cinco níveis que são incorporados aos modos de condução.
Confort (conforto), Balanced (misto de conforto e esporte), Sport (esporte, com suspensão mais dura, Off-Road Soft (fora de estrada mais leve, com menor compressão e retorno) e Off-Road (maior compressão inicial). Depois de selecionar o modo de condução personalizável, o piloto também pode escolher o tipo de suspensão mais adequado para o piso que vai encarar.
Normalmente mais altas, as big trails maltratam os aventureiros com pernas curtas. A Pan America 1250 tem banco a 850 mm de altura (que pode ser ajustado sem ferramentas em 26 mm) e 210 mm de distância livre do solo, mas incluiu um inédito dispositivo eletrônico que minimiza ainda mais “seus problemas”. O Adaptative Ride Height, ARH, que reduz automaticamente a altura da moto entre 25,4 e 50,8 mm nas paradas. O sistema não compromete o curso da suspensão, o ângulo de inclinação e a distância do solo.
O piloto pode escolher quatro ajustes de velocidade de rebaixamento: Automático, Atraso Curto (o rebaixamento é mais rápido quando a moto estiver parando), Atraso longo (rebaixamento mais demorado, para entrar em um local com desníveis em baixa velocidade, por exemplo), ou Bloqueado.
Auxílio
O modelo Special tem ainda sistema de partida em subidas (Hill Hold), que não deixa a moto voltar, pedal de freio ajustável em duas posições, aquecimento de punhos, pára-brisa regulável mecanicamente na altura em 45 mm e em quatro posições e farol adaptativo. O sistema tem três LEDs de cada lado do farol Daymaker, que acendem gradativamente conforme o ângulo de inclinação da moto, em 8, 15 e 23 graus, iluminando a parte interna das curvas.
O freio conta com dois discos de 320 mm de diâmetro na dianteira, mordido por pinças Brembo monobloco de quatro pistões. O disco traseiro tem 280 mm de diâmetros. O sistema ABS de curvas está presente nas duas versões.
O painel segue a tendência mundial, com tela em TFT colorida de 6,8 polegadas. Todas as informações de praxe – velocidade, rotações, hodômetro, computador de bordo, além dos modos de pilotagem selecionados e ajustes da suspensão, assim como as funções de entretenimento – são exibidas em destaque e podem ser selecionadas através da tela sensível ao toque.
Por questão de segurança, quando em movimento, as informações só ficam disponíveis pelos controles manuais. O celular pode ser espelhado, via Bluetooth, fornecendo, por exemplo, acesso a chamadas, músicas e ao aplicativo de navegação da Harley-Davidson de modo gratuito, compatível com IOS e Android.
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Fonte: https://autopapo.uol.com.br/motos/harley-davidson-pan-america-1250/