Uso de celular ao volante dá multa até mesmo em sinal vermelho

Nem todos os motoristas sabem, mas o uso de celular ao volante dá multa até mesmo se o veículo estiver parado no semáforo. A informação é do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detan SP), que alerta que a infração pode causar acidentes e render sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

LEIA MAIS

  • Existem, no Brasil, radares que detectam motorista ao celular?
  • Celular ao volante pode agravar pena em caso de homicídio
  • Avançar sinal vermelho depois das 22h dá multa?

A recomendação do órgão para o condutor que precisa fazer ou atender uma ligação importante é simples: estacione o veículo em local permitido e faça uso do celular. Dessa forma, não há infração ou risco para a segurança do próprio motorista e de terceiros.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 252. Dirigir o veículo:

V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média;

Penalidade – multa.

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.

A multa gravíssima custa R$ 293,47.

radar que detecta uso de celular nsw transport department

Radares que flagram uso de celular já existem

Atualmente, no Brasil, apenas guardas são capazes de inspecionar o uso de celular ao volante. Mas, fique atento, já existem radares capazes de fazê-lo.

Alguns dispositivos do tipo foram instalados no estado de Nova Gales do Sul, onde está a cidade mais populosa da Austrália, Sydney. Para serem capazes de detectar o uso de celular ao volante, os radares possuem tecnologia de Inteligência Artificial e 45 câmeras de alta definição.

De acordo com o NSW Transport Departament, departamento de trânsito local, a tecnologia pode ser instalada tanto em radares fixos quanto móveis.

Ainda segundo o governo australiano, as imagens são capaz de detectar o uso de celular inclusive em dias de tempestade.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/uso-de-celular-sinal-vermelho/