-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Vendas de carros elétricos e híbridos plug-in crescem 170% na Europa em 2020
Vamos colocar desta forma: na Europa, mais de um em cada dez carros vendidos em 2020 era elétrico ou híbrido plug-in (que juntos formam o chamado ECV, uma sigla para Electric Chargeable Vehicles). Olhando apenas para os últimos três meses, a proporção chega a subir para 1 em cada 6. Mas, mesmo considerando o ano passado como um todo, o número é incrível. Basta dizer que em 2019 não havia mais que 3%.
Claro, a Covid deu sua contribuição para o crescimento percentual de carros “na tomada”, visto que a queda de 3 milhões de emplacamentos devido à pandemia afetou principalmente os carros a diesel e a gasolina, mas os resultados do último trimestre nos eletrificados deixaram todos de boca aberta.
Fim de ano estrondoso
Nos últimos três meses do ano passado, de acordo com dados da ACEA, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, elétricos e híbridos plug-in registraram um aumento de 123% em todo o mercado europeu, que além dos países da UE inclui os países da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e Reino Unido. Olhando apenas para o mercado comunitário, o aumento foi ainda mais significativo: +144%.
Diesel e gasolina vão mal
Sempre mantendo como horizonte de tempo apenas o período entre outubro e dezembro de 2020, as vendas de carros exclusivamente a combustão têm sofrido perdas significativas. Os carros a diesel, por exemplo, perderam 730.837 unidades, com queda de 23% e participação de mercado de 30,5 para 25,4% em relação ao quarto trimestre de 2019. Considerando os resultados de todo o ano de 2020, os carros a diesel não passaram de 28% de participação.
Pior ainda foram os carros a gasolina, que nos últimos três meses de 2020 tiveram uma queda de 33,7%, o que vale cerca de meio milhão de unidades a menos (de 1,7 para 1,2 milhão) em relação ao mesmo período de 2019. Assim, representando 56,6 % do mercado no último trimestre de 2019, no mesmo período de 2020 não passaram de 40,6%. Em termos de participação, olhando para o ano todo, caíram para 47,5%.
Eletrificados superam híbridos convencionais
Agora vamos dar uma olhada nos dados sobre as fontes de alimentação alternativas. No último trimestre de 2020, os carros elétricos na Europa cresceram 216,9% e os eletrificados até 331%. No geral, elétricos e híbridos plug-in (os eletrificados de fato) passaram de 130.992 para 475.224 unidades, um aumento médio de 262,8%.
Pela primeira vez na história, eles superaram o número de carros híbridos, que de qualquer forma, no quarto trimestre de 2020, cresceram 104,7%, passando de 212.612 unidades em 2019 para 435.260.
O impulso para a eletrificação foi dado principalmente pelos incentivos de compra implementados pelos vários países. Na Alemanha, por exemplo, onde o governo alocou parte da ajuda mais consistente, o crescimento dos eletrificados foi superior a 500%. A Itália está um pouco atrás da média europeia, mas dá sinais encorajadores.
Olhando para o mercado de 100% elétricos, por exemplo, passou de 17.170 unidades em 2019 para 59.894 em 2020. Isso é +248%. Limitando-se aos dados do último trimestre, os registros passaram de 5.405 unidades para 29.942. Traduzido: +454%. Os números não deixam dúvidas, enfim, mesmo aqui o final de 2020 teve um belo… choque.
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/485879/vendas-carros-eletricos-hibridos-europa-2020/