-
Brasileiro usa robô como amigo de trabalho: ‘Tamagotchi com inteligência’ - 14/04/2024
-
Regras da CNH provisória: limite de pontos, como trocar e uso no app - 14/04/2024
-
Confira quais são os 10 carros que ainda serão lançados em 2024 - 14/04/2024
-
Diferentes verões e diferentes carros - 14/04/2024
-
Qual celular escolher: Galaxy S23 Ultra ou S24 Ultra? - 20/03/2024
-
Qual notebook escolher: básico, para estudar, gamer, 2 em 1 ou topo de linha? - 20/03/2024
-
Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves - 20/03/2024
-
Galaxy Fit3: por menos de R$ 500, pulseira da Samsung é quase um smartwatch - 20/03/2024
-
Otimismo marcou balanço da indústria automotiva em fevereiro - 20/03/2024
-
Montadoras chinesas com pé fincado no Brasil - 20/03/2024
Toyota Etios se junta ao Ford Ka e deixará de ser vendido no Brasil
Jorge Moraes
Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.
Estratégia que se renova ou mudanças de planos por causa dos resultados financeiros? Achou que essa “mudança de pegada” do mercado automotivo brasileiro terminaria no Ford Ka e Ecosport? O capítulo de “apertos” continua, com mais um carro deixando de ser vendido no Brasil.
A Toyota comunicará o encerramento das vendas do Etios no país, modelo fabricado desde 2012. Vendidos como sedã e hatch, a dupla foi naturalmente impactada pelo Yaris e se despede do consumidor, levando para a eternidade o “feito” de ter sido um dos veículos mais feios feitos por aqui. De 2012 a 2020, foram produzidas 614.162 unidades do Etios em Sorocaba (SP).
A planta do interior de São Paulo continuará produzindo os modelos voltados à exportação para cerca de cinco países (o bloco do Mercosul está incluído), mas a fábrica passa por uma reestruturação acelerada para atender a demanda do novo Corolla Cross – que será lançado no mesmo mês de encerramento da história do Etios no Brasil, março, com vendas no showroom iniciadas em abril.
O Etios, na sua trajetória de quase dez anos de mercado, recebeu o melhor ajuste de produto em 2017, cinco anos depois do seu lançamento, feito no Salão do Automóvel de São Paulo. Na época, o ingresso da caixa automática e de novas versões foram os “incrementos” mais significativos, reforçando também os retoques de grade, grafismo de painel e multimídia. No ano passado, a Toyota também ofertou para a dupla os cinco anos de garantia entregues para toda a gama.
Atualmente o Etios, sedã e hatch, é vendido no fim de estoque nas versões 1.3 flex de 98 cavalos de potência e 1.5 de 107 cv. A opção da caixa automática custa uma média de R$ 5 mil. O velho compacto parte de R$ 67.290. O modelo X nem no site consta mais.
Procurada pela reportagem, a Toyota sustenta oficialmente que o Etios continuará sendo produzido em sua planta de Sorocaba (SP). E de fato será, mas somente para exportação.
Vale lembrar que este é o deixar de fabricar o Uno em breve.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/jorge-moraes/2021/02/08/toyota-etios-se-junta-ao-ford-ka-e-deixara-de-ser-vendido-no-brasil.htm